Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Esforços concentrados para conter os danos das Chuvas

Esforços concentrados para conter os danos das Chuvas
24 setembro
19:26 2013

Sanep, Sosu e Defesa Civil trabalham em conjunto

Foto: Paula Adamoli/Ascom

Foto: Paula Adamoli/Ascom

O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) e a Defesa Civil trabalham para minimizar os estragos causados pelas chuvas no município de Pelotas. Fontes oficiais indicavam, às 9h, que em 24 horas havia chovido em torno de 60mm, metade da média pluviométrica prevista para todo o mês. A zona norte foi a mais atingida. Foram registrados alagamentos no Sítio Floresta e Jardim de Alá. À tarde, trechos da Vila Farroupilha, perto da rodoviária, também estavam inundados.

O diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams, informa que as cinco regionais, compostas de seis funcionários, caçamba e retroescavadeira, estão trabalhando desde às 7h30 nas praias, Três Vendas, Areal, Fragata e Porto, em atendimentos pontuais nos locais em que há maior dificuldade de escoamento das águas. “Os serviços preventivos realizados certamente contribuíram para evitar problemas ainda maiores, em função do volume que já choveu. Os canais foram limpos, todas as casas de bombas estão funcionando e manteremos equipes de plantão para garantir seu pleno funcionamento”, pondera Reydams.

Embora a previsão indique que não voltará a chover nos próximos dias, a Defesa Civil salienta que a tendência é que as águas das redondezas ainda escoem para Pelotas nas próximas horas, o que pode causar novos alagamentos, sobretudo na Vila Farroupilha, que recebe parte das águas que descem de Morro Redondo.

A Defesa Civil recebeu em torno de 20 chamados, entre Santa Terezinha, Toussant, Jardim de Alá, Prado, Vila Princesa, Sítio Floresta – local em que ocorreu o rompimento de uma adutora, já consertada pelo Sanep, entre outros. “O relatório está sendo encaminhado ao prefeito Eduardo Leite e nós ficaremos de plantão pelo 156 até a meia-noite. Estamos de sobreaviso, prontos para fazer a remoção de famílias, se for necessário”, informa João Arthur do Nascimento, da Defesa Civil. Ele disse que o ginásio da EMEF Francisco Caruccio (antigo CAIC Pestano) e a Casa de Passagem estão preparados para receber eventuais desabrigados.

Foto: Paula Adamoli/Ascom

Foto: Paula Adamoli/Ascom

A Sosu atendeu chamados específicos ao longo do dia e atuou na desobstrução de diversos pontos da cidade, tais como em uma travessa do Fragata. O secretário Luiz Carlos Villar destacou alguns exemplos: no Balneário dos Prazeres em direção ao Totó, a equipe desentupiu uma valeta que alagava a rua de acesso; no Eldorado, retiraram dois sofás que causava inundação na avenida Zeferino Costa.

Sanep, Sosu, Defesa Civil e também a Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) farão plantão esta noite para atender situações de emergência e eventuais desabrigados.

Reydams informa que o Sanep está tentando identificar a causa de alagamentos ocorridos na zona norte, em locais em que não costumava inundar. Ele destaca que o Plano Municipal de Drenagem foi concluído e adianta que a prefeitura espera poder acessar recursos junto ao Ministério das Cidades, no futuro, para acabar com as enchentes no Município.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções