Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

ESGOTO : Obras da Estação Novo Mundo serão retomadas no mês de março

ESGOTO : Obras da Estação Novo Mundo serão retomadas no mês de março
22 fevereiro
08:59 2018

Na primeira quinzena de março, serão retomadas as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo, localizada na avenida Francisco Carúccio, zona norte do Município.

A ETE vai tratar 100 litros de esgoto por segundo e será mais um importante passo para avançar na universalização do saneamento básico do Município.

A assinatura do contrato com a ordem de execução do serviço ocorreu na manhã desta quarta-feira entre o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia e representante da Crivelatti Engenharia Ltda, empresa vencedora do processo licitatório. O investimento será de R$ 20 milhões via Orçamento Geral da União (OGU) e contrapartida de mais de R$ 11 milhões de recursos próprios do Sanep.

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o ato de assinatura e destacou a importância da retomada das obras. “A construção da Estação será possível graças ao poder de investimentos que o Sanep voltou a ter com os recursos da taxa do lixo. Este é um grande passo rumo à universalização do saneamento em Pelotas”, afirmou a prefeita.

ASSINATURA do contrato de ordem de serviço foi assinado na manhã de ontem

ASSINATURA do contrato de ordem de serviço foi assinado na manhã de ontem

Garcia explica que 27 mil residências estão com redes ativas ligadas ao CG3 e terão o esgoto tratado na nova ETE, beneficiando regiões da Zona Norte, como Vila Princesa, Pestano, Sítio Floresta, Três Vendas, Getúlio Vargas, Arco Íris e proximidades do Aeroporto. A estrutura física da Estação terá suporte para tratamento de 300 litros de esgoto por segundo, com o primeiro módulo tratando 100 litros por segundo. A previsão é de que a obra seja executada em 18 meses.

Participaram do ato o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Garcia (PTB), os vereadores Fabrício Tavares (PSD), Éder Blank (PDT); o presidente do Conselho Deliberativo do Sanep, Volnei Rosa, secretariado municipal, representantes da Caixa Econômica Federal; e servidores do Sanep.

A empresa que venceu o processo anterior abandonou as obras em 2014, após concluir a construção do coletor geral, o que obrigou a autarquia a fazer ajustes no projeto e licitar novamente. A melhoria visa combater os quase 400 quilômetros de valetas com esgoto a céu aberto da cidade, com foco da autarquia na construção de redes de esgoto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções