Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

ESPAÇO DANIEL BELLORA : Atelier Livre de Desenho

ESPAÇO DANIEL BELLORA : Atelier Livre de Desenho
08 outubro
19:15 2019

Terças e quintas das 14h às 17h, encontros para desenvolver a técnica do desenho

Por Carlos Cogoy

Turmas com máximo de sete alunos, e idade mínima de dezesseis anos. Não há necessidade de experiência com a arte de desenhar. O material é encargo do aluno e consistirá, inicialmente, de folhas A4 e A3, lápis e borracha. Conforme interesse dos alunos, no decorrer do aprendizado, também poderão ser utilizados pincel, caneta nanquim e bico de pena. Aulas durante outubro e novembro, sendo que cada encontro terá duração de três horas. Informações do ministrante, quadrinista e professor Sandro Andrade que, há dezessete anos oferece cursos de desenho e História em Quadrinhos (HQs). Conforme acrescenta, os encontros serão no Espaço de Arte Daniel Bellora – rua 3 de Maio 1.005. Informações: (53) 3303.0675; 9 8153.9043.

LIVRE – Sandro ressalta o diferencial do curso que está sendo oferecido à comunidade: “A proposta atual é do atelier livre de desenho. Assim, outubro e novembro serão dedicados a esse projeto. Observo que a ideia não está subordinada a um programa definido previamente. Por exemplo, com abordagens específicas, ou seja, abrangendo perspectiva, anatomia, luz e sombra. A proposta é mais flexível e experimental. Assim, numa aula poderemos trabalhar com texturas e expressão gráfica. Na seguinte, por exemplo, luz e o efeitos das sombras. Começaremos nesta terça, as turmas serão pequenas, e o espaço é agradável”. De acordo com Sandro Andrade, a perspectiva é que o curso tenha continuidade no próximo ano.

Autor e professor Sandro Andrade divulga curso para quem deseja desenhar

Autor e professor Sandro Andrade divulga curso para quem deseja desenhar

HQs – Desenhando desde os dez anos de idade, há 36 anos dedica-se às Histórias em Quadrinhos (HQs). Entre as publicações que lançou: “Bonebreaker”; “ZigZag”; “Rastreador”;  “O Portal”. O autor salienta: “ O personagem Rastreador é um super-herói pelotense. Espécie de Ninja que luta pelos menos favorecidos”. Em 2012, destaca, participou de curso sobre narrativa gráfica no Instituto dos Quadrinhos em São Paulo. Atualmente, está desenvolvendo duas HQs: “Nonatrix”; “Liberdade para o Futuro”. Conforme Sandro: “Estou em fase final de uma História em Quadrinhos, que revisita a obra de Monteiro Lobato sob uma ótica pós-apocalíptica e inclusiva. Essa HQ fará parte da coletânea ‘Rancho do Corvo Dourado’”.

TRAJETÓRIA – Mestre em artes visuais pela UFPel, ano passado atuou como docente no Centro de Artes (CEARTES). Sandro ministra cursos e oficinas de HQ desde 2002. No entanto, diz ele, a partir de 2013, passou a desenvolver um conceito pioneiro na cidade. Trata-se de enfoque com aprofundamento que não estava acessível em Pelotas. Ele também  já levou seus cursos para Pedro Osório e Piratini.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções