Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

ESPAÇO RETRATE : Mulheres aproveitam dias frios para confecção em lã de ovelha

10 julho
08:40 2019

Terminou, o segundo curso de Confecção em Lã de Ovelha, promovido neste ano no espaço Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A maioria das 11 participantes deste curso já havia participado de outras edições e voltou para ampliar os conhecimentos e desenvolver novas técnicas em tricô, crochê e tramas. Foram 40 horas de aprendizado, trocas de experiências e fortalecimento de vínculos.

A instrutora do Senar, Márcia Viana, avaliou que o frio durante a semana foi muito bem aproveitado, “o pessoal está valorizando a lã de ovelha pela questão térmica”. As participantes dividem o conhecimento adquirido, produzem as peças para o próprio uso ou de familiares, ou comercializam, para garantir uma renda extra. Diversas participantes são do meio rural, outras usuárias do Retrate e tentam se reinserir no mercado de trabalho. De qualquer forma, o curso contribui com a socialização.

Para Jane Maria Cardoso Pereira, o curso foi maravilhoso, a professora é excelente. “No primeiro curso eu aprendi a fazer toucas e sapatinhos. Agora apendi coisas em tear. Eu não me achava capacitada. Estou fazendo uma boina em tear de prego e estou conseguindo. Vou fazer uma manta. Tenho a intenção de vender. Mas antes tenho que dominar a técnica”, afirma Jane.

Para Ana Maria Demari Cardoso, os cursos são bons “porque a gente arruma bastante amizades diferentes. É tão gratificante estar todo mundo reunido”, resume.

O curso é desenvolvido de maneira bem variada. De acordo com o interesse de cada aluna, e seu nível de conhecimento, Márcia apresenta novas formas de trabalhar. Instrumentos, ritmo e técnicas diferentes para cada uma. As técnicas são diferenciadas, com tricô, crochê e tramas em teares – redondo, quadrado, triangular, de pregos ou de pente.

CURSOS  viabilizam geração de trabalho e renda extra

CURSOS viabilizam geração de trabalho e renda extra

O curso de Confecção em Lã é oferecido pela parceria Senar, Retrate e Sindicato dos Trabalhadores Rurais há oito anos em, pelo menos, duas edições anuais. Os cursos da parceria são voltados aos trabalhadores rurais e usuários do Retrate, e abertos à comunidade sempre que sobram vagas. Eles são gratuitos, porém o material deve ser adquirido pelo aluno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 53. 3222-8695, ou na sede do Retrate, na rua Félix da Cunha, 564.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções