Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

ESPÍRITO SANTO : Uma avenida transformada no Laranjal

ESPÍRITO SANTO : Uma avenida transformada no Laranjal
05 dezembro
09:48 2018

Mais uma via deixa de ter buracos, poeira, barro e alagamentos. Trata-se da avenida Espírito Santo, no Laranjal, trecho entre as avenidas Rio Grande do Sul e Senador Joaquim Augusto de Assumpção. A requalificação atende a uma das prioridades do Governo, que é a de oferecer melhores condições às vias por onde passa o transporte coletivo. O objetivo é beneficiar o maior número possível de pessoas. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) esteve à frente das obras, com a responsabilidade de gerência e fiscalização. O projeto foi executado pela Construtora Pelotense Ltda.

Comparando as condições de antes com as de depois das obras de requalificação, a avenida Espírito Santo, no Laranjal, passou por uma grande transformação. O leito das duas pistas era de chão batido e, frequentemente, apresentava buracos, poeira, barro ou alagamentos, dificultando o deslocamento de veículos e pedestres. Hoje, está pavimentado com blocos intertravados de concreto (unistein), oferecendo segurança, conforto e o fim dos transtornos àqueles que se utilizam da via. Além disso, as pistas emendavam-se nos espaços que corresponderiam a passeios públicos. Agora, há meios-fios para delimitação.

Buracos, poeira, barro e alagamentos deram lugar à pavimentação, conforto e segurança para o deslocamento de  veículos e pedestres

Buracos, poeira, barro e alagamentos deram lugar à pavimentação, conforto e segurança para o deslocamento de
veículos e pedestres

Drenagem

A transformação foi além. O sistema de drenagem – assoreado, danificado e sem qualquer padrão – foi otimizado com profundas intervenções. As travessias ganharam aduelas (tubos quadrados de 1,5×1,5 metro) e, na lateral do canal, junto aos meios fios e no canteiro central, novas tubulações, interligadas por caixas, cumprem a função de facilitar o escoamento.

Estrutura antiga, com um único tubo no entroncamento das avenidas Espírito Santo, Doutor Arthur Augusto de Assumpção e Senador Joaquim Augusto de Assumpção, foi substituída por sistema de drenagem com três tubos de 1.000 milímetros de diâmetro, assentados sobre laje e envelopados (proteção com concreto), garantindo mais eficiência à vazão das águas daquela área do Valverde. O envelopamento da nova tubulação assegura maior durabilidade e resistência a danos provocados pelo peso dos veículos.

Além do conjunto do novo sistema de drenagem, o contrato de requalificação da avenida Espírito Santo somou, também, a substituição da tubulação das 11 travessias do canal da rua Vinte e Nove. Aduelas de concreto, colocadas no lugar de canos antigos e fora de padrão, otimizam a vazão das águas até a casa de bombas.

Colchão Reno

O canal aberto da avenida Espírito Santo, com excesso de vegetação e solo sem definição de alinhamento nas laterais e na profundidade (chamado tecnicamente de conformação do talude), era um grande problema. A falta de estrutura adequada comprometia a fluidez das águas em direção ao canal da rua Vinte e Nove. Para solucionar, foi empregada a técnica colchão reno. O método evita o deslizamento das margens e o acúmulo de aterro no fundo.

Feita a conformação e atingidas a largura e a profundidade ideais, o canal recebeu camada de pedras rachão (grandes), que foram cobertas com uma manta geotêxtil. Em cima, foi colocado o colchão reno – armação de alumínio zincado com galvan, revestida com PVC, grampeada com grampos de 10 centímetros que atingiram um metro de profundidade. A estrutura da armação do colchão foi preenchida com pedras rachão.

Investimento

O investimento na requalificação da avenida Espírito Santo foi de aproximadamente R$ 4,4 milhões, com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A transformação daquela via ainda incluiu abrigos padronizados e com piso nas paradas do transporte coletivo, para maior conforto dos usuários. A obra teve início em 2017 e está pronta.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções