Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

ESQUENTOU : Confronto tenso no Vermelhão – “O Pelotas anda se arrastando” diz presidente do Passo Fundo

19 fevereiro
08:48 2014

Passo Fundo se irrita com Pelotas e promete resposta no campo. Time de Paulo Porto precisa vencer

Jefferson retorna ao time do Pelotas, numa partida em que a vitória se apresenta como fundamental Foto: Alisson Assumpção/DM

Jefferson retorna ao time do Pelotas, numa partida em que a vitória se apresenta como fundamental
Foto: Alisson Assumpção/DM

Não bastasse a importância da partida, o clima ficou tenso para o confronto entre Passo Fundo e Pelotas, nesta quarta-feira, às 19h, no Vermelhão da Serra, em Passo Fundo. O dono da casa entende que o Pelotas está “inventando” a história de irregularidade no registro de Paulo Josué. E promete dar o troco dentro de campo. Já o Lobão não está sozinho nesta suspeita ao Passo Fundo. É acompanhado por outros clubes, que lutam contra o rebaixamento no Gauchão.

O jogo tem caráter de decisão – independente da polêmica sobre a inscrição de Paulo Josué. O Passo Fundo tenta seguir na zona de classificação do Grupo B, com nove pontos. Já o Pelotas vive um drama: necessita vencer para sair da lanterna e voltar a sonhar com uma participação no Campeonato Gaúcho, que seja digna de sua pretensão. Caso ocorra mais uma derrota, a tendência é de saída do técnico Paulo Porto.

A campanha do Pelotas nesta temporada causa calafrios nos torcedores diante do temor de rebaixamento. O time somou apenas cinco pontos em 24 disputados, com aproveitamento de 20%. Tem apenas uma vitória, dois empates e cinco derrotas. Até por isso, a possível punição ao Passo Fundo, que corre o risco de perder oito pontos, surge como uma luz no fundo do túnel para escapar da segunda divisão.

Mais uma vez, Paulo Porto terá que alterar a equipe. Felipe Guedes está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Rafael Santiago foi expulso na derrota de 1 a 0 para o Aimoré. Em compensação, dois titulares retornam ao time: Jefferson Luis, que estava suspenso no domingo; e César Santiago, que se recuperou de uma lesão no joelho. O time pode voltar a jogar no esquema 4-2-3-1.

O Passo Fundo não irá escalar o meia Paulo Josué e, desta maneira, revela sua preocupação quanto ao risco de ser punido com a perda de pontos. A vaga no meio-campo será ocupada por Lenílson, enquanto Cassiano e Felipe disputam posição no ataque. Outro desfalque é o volante Márcio Reis, que foi expulso no jogo em Veranópolis. O Passo Fundo está com aproveitamento de 37% na competição.

“O Pelotas anda se arrastando”

Ferrão acusa Pelotas

Ferrão acusa Pelotas

O presidente do Passo Fundo, Silvino Ferrão, acusa o Pelotas se ser o responsável por levantar suspeita sobre irregularidade na escalação do meio-campista Paulo Josué. “O Pelotas anda se arrastando no campeonato, não tem time e inventa esses absurdos”, declarou o dirigente em entrevista nesta terça à Rádio ABC, de Novo Hamburgo. Apesar de dizer que desconhece qualquer representação contra o clube, Ferrão deu o sinal de qual será a defesa no Tribunal.

Para o Passo Fundo, “a segunda rodada do Campeonato Gaúcho de 2014 só foi concluída com a realização do jogo entre São Paulo e Brasil, dia 12 de fevereiro, no Aldo Dapuzzo”. Ou seja, a argumentação é que a quarta rodada não pode ser considerada de quarta rodada, já que a segunda não tinha ainda sido concluída.

O presidente do Pelotas, Ítalo Gomes, não teme um jogo tenso no Vermelhão da Serra. “De parte do Pelotas, o pensamento é de apenas jogar futebol. Na verdade, o Passo Fundo está desviando o foco de um erro que foi dele, tentando jogar a responsabilidade para o Pelotas”, disse o áureo-cerúleo. Gomes confirmou que o Pelotas ingressa hoje com representação contra o Passo Fundo na FGF.

Novelletto admite evidência de falha

Paulo Josué não será escalado para enfrentar o Pelotas logo à noite. A sugestão para que o jogador ficasse fora dessa partida partiu do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, que vê “evidências de falha” na inscrição do atleta pelo Passo Fundo. O clube pode ser punido com a perda de oito pontos, o que determinaria sua queda para a lanterna do Gauchão. Atualmente está com nove.

“Não estou julgando, porque isso cabe ao TJD. Mas que houve falha, houve”, disse Novelleto à Rádio ABC, de Novo Hamburgo. Essa falha é relativa ao artigo 58 do regulamento do Gauchão. A redação diz o seguinte: “Os atletas poderão se transferir, com condição de jogo, para outro clube disputante da competição até a 4ª (quarta) rodada do certame, inclusive, mesmo que tenha disputado partidas do Gauchão de 2014”.

A quarta rodada foi realizada nos dias 29 e 30 de janeiro. Mas Paulo Josué – contratado por empréstimo ao Juventude – só teve seu nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF no dia 4 de fevereiro, com contrato valendo a partir do dia 3. Outra argumentação do Passo Fundo é que a greve dos Correios teria atrasado o envio da documentação do jogador para FGF.

Ficha Técnica

PASSO FUNDO

Bruno Grassi; Rodrigo Vareta, Ediglê, Gil e Xaro; Everton Garroni, Mateus Santana, Bruninho e Lenílson; Cassiano (Felipe) e Hyantony. Técnico: Luis Carlos Winck.

PELOTAS

Roger Kath; Igor, Fred, Bruno Salvador e Digão; Tiago Gaúcho e César Santiago; Jefferson Luís, Wagner Libano e Gadelha; Gilmar. Técnico: Paulo Porto.

Local: Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo. Horário: 19h. Árbitro: Eder Davi Zanella; assistentes: Tatiana Jacques de Freitas e Antonio João Albornoz.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções