Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Estado avança na discussão sobre o Regime de Recuperação Fiscal

Estado avança na discussão sobre o Regime de Recuperação Fiscal
25 outubro
08:45 2019

Uma reunião, no Ministério da Economia, em Brasília, representou avanços na discussão sobre a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários e técnicos do Estado conversaram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre os ajustes necessários para a assinatura do acordo.

“Estamos muito otimistas com a possibilidade de adesão (ao RRF) ainda neste ano. O Rio Grande do Sul está fazendo a lição de casa: além das privatizações da CEEE, CRM e Sulgás, estamos encaminhando a reforma estrutural do Estado. Com isso, estamos dando sinais claros para a Secretaria do Tesouro Nacional de que há um compromisso do governo em recuperar as finanças”, afirmou o governador.

Na reunião, foi discutida a etapa seguinte à fase do “cenário básico”, quando o governo apresentou à União o desafio fiscal que o Estado tem pela frente. Pelos cálculos das secretarias da Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão, se nada for feito, o RS enfrentará, nos próximos seis anos, um déficit de cerca de R$ 30 bilhões.

Agora, o governo aguarda um posicionamento da União sobre o planejamento apresentado para que o plano de recuperação fiscal seja protocolado. A expectativa é de que esse retorno seja dado nas próximas semanas.

Comentários ()

Seções