Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

ESTADO : Cursos EAD consolida como preferência dos estudantes

09 junho
09:15 2020

O número de estudantes matriculados em um curso a distância no estado do Rio Grande do Sul cresceu em 22,5% de 2017 para 2018. Apesar de o número ainda ser maior nos cursos presenciais em quase todo o estado, nas universidades privadas da Zona Sul, onde está localizada a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a modalidade EAD que registrou mais estudantes ingressantes no ensino a distância nesse mesmo período.

Os dados foram divulgados ainda neste mês pelo Instituto SEMESP, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil, no Mapa do Ensino Superior. No ano anterior, a mesma pesquisa já havia sinalizado um aumento de 34% de matriculados nos cursos a distância em relação ao ano de 2016.

ZONA Sul se destaca em número de matrículas na modalidade

ZONA Sul se destaca em número de matrículas na modalidade

No estado, segundo pesquisa da Educa Insights, o número de estudantes que optaram por entrar em um curso EAD, em universidades particulares, superou o presencial em 14% no ano de 2018.

Atualmente, mais de 29 universidades do Rio Grande do Sul oferecem o ensino a distância como opção. A Universidade Católica de Pelotas, lançou a sua modalidade em 2018 e hoje conta com mais de 800 alunos.

Entre os 20 cursos EAD ofertados pela UCPel, está o curso de Pedagogia que segundo a pesquisa da SEMESP é um dos mais procurados do Rio Grande do Sul na modalidade. No ano passado, a instituição também lançou cursos semipresenciais, nos quais os alunos têm toda a teoria online e realizam atividades práticas semanalmente no Campus.

Para a Coordenadora dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da universidade, Cristina Porciúncula, a UCPel recebeu retornos positivos desde que começou a ofertar a modalidade. “A partir do momento da oferta do EAD, percebemos um crescimento em termos de interesse pela modalidade na instituição. E ao longo dos módulos, havia uma identificação da qualidade e da acolhida, já que a Universidade se diferenciou de forma ativa na participação dos alunos através de projetos vinculados ao mercado de trabalho”.

Vestibular Online é novidade

Em março deste ano, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) criou uma nova forma de entrada para os interessados nos seus cursos de graduação a distância (EAD), o Vestibular Online.

A avaliação é uma alternativa para aqueles estudantes que desejam entrar na universidade nesse período em que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de permanecer em isolamento social. A avaliação permite o ingresso em cursos de graduação EAD da universidade e é composta por uma redação sobre temas atuais.

Para Porciúncula, a pandemia do novo coronavírus evidenciou ainda mais as vantagens da graduação a distância. “Nesse momento de pandemia, é fato, que se apropriar de um curso nessa modalidade é viável e produtivo. Percebe-se que houve um reconhecimento sobre que é possível ter aprendizagem com ferramentas digitais, pois a autonomia e disciplina é algo que permite que os profissionais do futuro tenham responsabilidade diante de sua área de atuação.”

Para participar do Vestibular Online, o interessado deve fazer uma inscrição no site da modalidade a distância da UCPel (https://ead.ucpel.edu.br/vestibular-online) e logo após receberá por e-mail um endereço eletrônico para fazer a prova.

Além dessa forma de entrada, a Universidade Católica de Pelotas conta também com o ingresso através da nota do ENEM, por transferência ou com o diploma de conclusão do ensino superior.

Com os cursos a distância e a modalidade de vestibular online, a instituição acredita que irá ampliar o acesso à educação de qualidade na região, ampliando também a qualificação dos profissionais no mercado de trabalho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções