Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

ESTADO : Servidores vivem ameaça de atrasos salariais

13 abril
09:33 2015

Profissionais de 42 categorias de servidores estaduais reclamam de não ter o que celebrar após os primeiros cem dias do governo de José Ivo Sartori (PMDB). Em café da manhã que reuniu sindicatos e associações da Zona Sul na manhã de  ontem, técnicos-científicos afirmaram que vivem sob a ameaça constante de não recebimento dos salários em dia.

Durante o encontro promovido pela líder do PT na Assembleia Legislativa, deputada Miriam Marroni, a representante regional do Sindicato dos Técnicos-Científicos do RS (Sintergs) Daniza Campos afirmou que o clima de incerteza compromete a prestação de serviços em diversos órgãos públicos. “A mudança de gestão e os decretos com cortes de gastos impactaram na vida destes profissionais. Nos vimos, de repente, diante do temor de chegar ao final de cada mês sem receber salário. A sensação é que a máquina do Estado está parando”, alertou.

REPRESENTANTES das áreas de segurança pública afirmaram que a suspensão da contratação de policiais civis e militares concursados faz com que o atendimento de ocorrências seja prejudicado. Conforme o secretário-geral do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil (Ugeirm), somente na região de Pelotas há um déficit de 200 agentes. “O efetivo é ínfimo. A equipe de plantão na cidade está com quatro pessoas, mesmo número que tínhamos na década de 80. Enquanto isso, 650 policiais aprovados em concurso tiveram suas contratações suspensas”, critica.

DEPUTADA Miriam Marroni promoveu encontro na Assembleia

DEPUTADA Miriam Marroni promoveu encontro na Assembleia

De acordo com a deputada Miriam, a situação verificada a partir dos relatos feitos na reunião servirão como base para pautar a oposição na Assembleia. “Reconhecemos que a situação financeira do Rio Grande do Sul está longe do ideal. Porém, até o ano passado o Estado funcionava, contratava concursados, reajustava e pagava salários. Esta crise enorme alarmada pelo atual governo não condiz com a realidade e só prejudica a população.”

PARTICIPARAM do café da manhã representantes da Afocefe (técnicos tributários), Sintergs (técnicos científicos), Ugeirm (policiais civis), CEEE, Susepe, Sindicato dos Bancários, os vereadores Beto da Z-3 (PT) e Marcola (PT) (Pelotas) e a vereadora Prof. Denise Marques (PT) (Rio Grande).

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções