Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

ESTADOS UNIDOS : Prefeita participa de curso em cinco estados americanos

ESTADOS UNIDOS : Prefeita participa de curso em cinco estados americanos
17 julho
08:42 2019

A prefeita Paula Mascarenhas foi selecionada para participar do curso “Inovações nos Governos”, que terá mais de 30 encontros para troca de experiências com profissionais norte-americanos.

Paula é a única prefeita de todo o Brasil a integrar o grupo de sete brasileiros convidados pelo governo dos Estados Unidos – que custeia todas as despesas de viagem e estadia. O curso ocorre de 22 de julho a 9 de agosto, em cinco estados americanos.

O curso é promovido pelo Programa de Liderança para Visitante Internacional (IVLP – International Visitor Leadership Program), um programa de intercâmbio profissional premier do Departamento de Estado americano.

A prefeita optou por tirar férias durante o período do curso. O vice-prefeito Idemar Barz assume a chefia do Executivo a partir de sexta-feira.

METAS

Algumas das metas do curso são: examinar como os governos locais e estaduais estão usando a tecnologia para melhorar a transparência, a eficiência, a responsabilidade e a sustentabilidade; considerar como os governos estão trabalhando para incluir todos os cidadãos na tomada de decisões (mulheres, nativos americanos, comunidades de imigrantes, comunidades pobres, pessoas com deficiências, grupos historicamente desfavorecidos, etc.); melhorar a compreensão da posição dos EUA sobre a importância de aumentar o número de mulheres em cargos oficiais eleitos; compreender o papel dos governos local e estadual na promoção de investimentos, parcerias público-privadas e empreendedorismo; e discutir como os estados facilitam a abertura e o funcionamento de um negócio (melhorando os indicadores de “facilidade de fazer negócios”).

CINCO CIDADES, CINCO ESTADOS

Os encontros serão realizados em Washington (Distrito de Colúmbia), Chicago (Illinois), Kalamazoo (Michigan), Boise (Idaho) e Miami (Flórida).

Em Washington as palestras serão norteadas pelo tema “Governo Transparente e Responsável nos Níveis Nacional e Internacional”; em Chicago, “Componentes e Aplicações da Cidade Inteligente — Inclusão Digital para Pessoas com Deficiência”; em Kalamazoo, “Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento Econômico e Inclusão Cidadã na Formulação de Políticas”; em Boise, “Responsabilidade e transparência em nível estadual”; “Governo eletrônico e acesso à informação” e “Inovações do Governo do Estado”; e em Miami, “Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento Econômico Estadual e Local” e “Parque Tecnológico”.

GRUPO SELETO

Além de Paula Mascarenhas, foram selecionados para participar do curso: Alessandra Aparecida Monteiro, consultora Política do Senado Federal; Áurea Carolina de Freitas e Silva, deputada Federal; Gabriel Tenaglia Carneiro, assessor Técnico da Presidência, Agência Municipal de Meio Ambiente – Goiânia (GO); Isadora Chansky Cohen, consultora Especial de Projetos, GO Associados / Consultora Especial de Projetos FGV – São Paulo (SP); João Paulo Ferreira Machado, auditor Fiscal do Trabalho, Ministério da Economia – Brasília; Leonardo Cerquinho Monteiro, diretor-presidente, Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Ipojuca (PE).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções