Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Estande do DNIT recebe público da 41ª Feira do Livro de Pelotas

12 novembro
16:44 2013

Desde a primeira segunda-feira do mês (04/11), a 41ª Feira do Livro de Pelotas conta com um estande das Gestões Ambientais da BR-116/392, de Pelotas a Rio Grande e Contorno de Pelotas, e da BR-116/RS, trecho Pelotas-Guaíba. A estimativa é que, até o momento, mais de mil pessoas já tenham passado pelo espaço, que busca apresentar ao público o Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação.

Nesta edição a feira conta com atividades educativas de cunho socioambiental

Nesta edição a feira conta com atividades educativas de cunho socioambiental

Além dos materiais que trazem notícias sobre o avanço do empreendimento e dos Programas Ambientais, o estande também oferece conteúdo para as crianças, como um jogo em formato de tabuleiro montado em um tatame de EVA. O Jogo do Passa-Bicho tem ilustrações que representam a BR-116/392 e faz uma referência às passagens de fauna, estruturas construídas por onde os animais podem passar por debaixo da pista, sem ter contato com o tráfego.

Depois de conhecer o espaço com o marido e levar um exemplar da história em quadrinhos, que teve roteiro e ilustrações produzidos pelo orador da feira Odyr Bernardi, Ângela Maria da Silva Madruga retornou para apresentar os materiais educativos ao menino que cuida. “Eu amei, achei maravilhoso. Sempre procuro levá-lo em atividades assim”, disse. A história “Mão-pelada em: Por um punhado de butiás” provoca o leitor a perceber o empreendimento pelo olhar da natureza, contextualizando assim as medidas ambientais adotadas.

O espaço também é visitado pelos estudantes de escolas que vão prestigiar a Feira do Livro. Após a apresentação na tenda cultural, as crianças da turma do jardim da Escola de Educação Infantil Cãozinho Vira Lata coloriram o espaço vestidas com trajes de época durante a tarde da última segunda-feira (11/11). “Trabalhamos muito as questões de ecologia na escola”, afirmou a diretora Gilcinara Nörenberg, que reunia os pequenos de quatro e cinco anos para conhecerem as atrações do estande.

Até domingo (17/11), a equipe das Gestões Ambientais estará presente no Mercado Público para interagir com o público. Para os apreciadores de fotografias e de fauna, um álbum de fauna também está à disposição, assim como cartões postais e uma exposição com registros dos cenários da rodovia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções