Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Estudante da UCPel cria aplicativo para identificar localização de ônibus

Estudante da UCPel cria aplicativo para identificar localização de ônibus
13 dezembro
14:30 2013

Ao longo de sua trajetória, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem formado profissionais diferenciados para o mercado de trabalho. Prova disso é que os acadêmicos vêm demonstrando uma clara preocupação em desenvolver projetos capazes de contribuir para facilitar o dia a dia das pessoas, empresas e, também, do poder público.

É o que fez o estudante Matheus Dittgen Xavier. Ele utilizou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para criar o aplicativo Cadê meu Ônibus? – um softwarecom potencial para identificar a localização exata de qualquer um dos carros que compõem a frota do transporte coletivo de Pelotas. “Fiz alguns testes iniciais. É evidente que, no caso de utilizá-lo de forma comercial, seria necessário realizar algumas adequações, mas já foi possível perceber que se trata de um sistema viável”, explica o acadêmico da UCPel.

Cadê meu Ônibus?

O projeto de Matheus envolve duas aplicações para smartphone e uma para web. Conforme explica o estudante, uma das aplicações mobile é programada para transmitir os dados de localização do ônibus e, a outra, para ter acesso a dados sobre os veículos cadastrados no sistema. No caso da aplicação para a internet, a finalidade é fornecer informações às empresas. O procedimento é realizado por meio de um endereço eletrônico, onde constam os dados dos veículos em circulação pela cidade.

“O objetivo é facilitar a vida dos usuários do transporte público. Com o sistema ativo, qualquer pessoa tem a possibilidade de localizar o ônibus desejado de forma rápida e prática”, comemora. Ele evidencia, ainda, que a utilização dos aplicativos também poderia dar mais segurança às empresas de ônibus, já que seria fornecido um monitoramento 24 horas de toda a frota.

Ter acesso ao aplicativo também pode ser muito fácil. Segundo Matheus, os usuários só teriam o trabalho de baixar o aplicativo em seus celulares. “A ideia é bem simples. Utilizando-se de tecnologia GPS, é possível descobrir qual ônibus está mais perto, em que momento ele vai passar em uma determinada estação, qual delas está mais próxima e como se configura a rota de cada um dos veículos cadastrados ao sistema”, exemplifica. Com isso, Matheus diz acreditar estar contribuindo para otimizar o tempo das pessoas, já que, ao acessarem o software, podem se programar melhor antes de rumarem às paradas de ônibus.

Mas os planos do acadêmico da UCPel não param por aí. Ele revela que, se houver interesse e investimento no projeto, torna-se plenamente possível criar uma interfacedigital com suporte a mais de uma língua, o que contribuiria, também, para o deslocamento de estrangeiros na cidade. O trabalho foi orientado pelo professor Luciano Mertins.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções