Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Estudantes participam da missão gaúcha na China

04 dezembro
15:01 2013
Estudantes do Ciência sem Fronteira

Estudantes do Ciência sem Fronteira

Os estudantes da Universidade Federal de Pelotas Wesley Staniswaff Jablonski, do curso de Engenharia Eletrônica, e Ricardo Oliano de Carvalho, da Engenharia Agrícola, participam dos vários encontros oficias do Governo do Estado do RS em território Chinês. Eles são bolsistas do programa federal Ciências sem Fronteiras da CAPES e estudam na Tianjin University, da cidade de Tianjin, próxima a capital Pequim. Lá, estão 59 brasileiros, de um total de 179 espalhados por diferentes universidades chinesas. Segunda maior economia do mundo e em constante e forte crescimento, a China é atualmente o principal parceiro comercial do Rio Grande do Sul e um dos maiores desenvolvedores de produtos de alta tecnologia atraindo cada vez mais novos investimentos e inovação.

No primeiro ano, os brasileiros dedicam-se a aprender mandarim. Depois, farão mais um ano em suas respectivas áreas. Todos destacam a riqueza da experiência de estudar no país que, na próxima década, deve se tornar a primeira economia do mundo. “Além do aprendizado da cultura, estamos aprendendo a entender o modo de pensar dos chineses e sua capacidade de inovar”, diz Jablonski.

A agenda inclui uma série de visitas a companhias chinesas que produzem material para computação, fibra óptica, caminhões e automóveis. Entre elas, a Foton, que está instalando uma fábrica de caminhões em Guaíba.

Confira abaixo a Agenda de Visitação que os estudantes gaúchos participaram:

Domingo – 1/12
17h – Encontro com embaixador Brasileiro em Pequim
18h – Recepção do embaixador do Brasil à comitiva com jantar

Segunda-feira – 2/12
9h – Encontro com CEO da empresa Foton. Apresentação da empresa e seus negócios na China e no Brasil. Visita guiada à fábrica
12h30min – Almoço e visita. Assinatura de acordo Procergs – Huawei. Centro de P& D em Pequim
16h30min – Palestra do governador na Universidade do Povo da China Zhon
18h – Reunião-jantar com empresa CMEC – China Machinery Engineering Corp

Terça-feira – 3/12
9h – Visita ao estande RS do vice-premier chinês Mr. Wang Yang
12h30min – Almoço com China Tobacco International)
14h – COIFAIR – Seminário Invest in Latin America
15h30min – Escola Central do PCCh – Acordo FDRH
17h – Reunião na sede da CGGC – China Gezhouba Group Corp

Quarta-feira – 4/12
11h40min – Encontro com CEO da empresa HANERGY
13h – Visita a empresa Rede Energia, agenda SCIT (atração de empresa de fotovoltaica para o parque Tecnosinos, joint venture)
15h – Abertura do Seminário de Promoção do RS: Investing in Brazil – Rio Grande do Sul: Highest Growing Economy in Brazil
16h – Centro de Intercâmbio Econômico Internacional da China (CCIEE).

Palavras-chave

Comentários ()

Seções