Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Estudantes podem validar cartão de ônibus pela internet

14 fevereiro
09:38 2019

É necessário apresentar atestado de matrícula, ou grade de disciplinas cursadas, com o código de verificação online 

   Com o início do ano letivo de 2019 em Pelotas, os alunos terão uma facilidade na hora de validar o ‘Cartão de Estudante’, que dá direito ao desconto de 60% na tarifa do transporte coletivo: o procedimento agora pode ser feito pela internet. Não há mais a necessidade do deslocamento até a sede da PraTi, na avenida Bento Gonçalves, 3384, o que deve diminuir as filas.

Conforme a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), a única regra para que a validação seja efetivada é que o atestado de matrícula ou a grade de cadeiras cursadas, que comprovam a ligação com as instituições de ensino, apresentem um código de verificação online, a fim de que possa ser conferida a veracidade do documento. A Universidade Federal (UFPel), a Faculdade Anhanguera, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), e a Universidade Católica (UCPel), por exemplo, já trabalham como esse modelo.

O procedimento, que precisa ser efetuado a cada semestre, é simples e feito pelo site da PraTi (http://www.pratipelotas.com.br), em que está todo o passo a passo. Outra novidade é que, agora, os horários das linhas de ônibus podem ser impressos diretamente do endereço eletrônico. A recarga online dos cartões continua funcionando também pelo site.

PratiTransporte escolar

Os interessados em realizar o transporte escolar precisam regularizar sua situação na STT, localizada à rua Conde de Porto Alegre, 326A. Proprietários e auxiliares têm de apresentar a documentação necessária para o Cadastro de Condutor, a fim de se licenciarem para oferecer o serviço.

Para a regularização, se for empresa a se cadastrar, deve apresentar a cópia do contrato dos sócios e do CNPJ. Caso a empresa registre um auxiliar, este precisa apresentar o alvará de autônomo ou a carteira assinada.

Confira a documentação necessária para o Cadastro de Condutor (proprietário e auxiliar):

  • Alvará de autônomo ou alvará da empresa – cópia
  • Folha corrida do Foro – original
  • Carteira Nacional de Habilitação categoria D – cópia
  • RG, CPF e comprovante de residência – cópia
  • Comprovante do curso Sest/Senat de transporte escolar – cópia
  • Duas fotos 3X4
  • Documento do veículo (CRLV) – cópia

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções