Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Evento no Porto visa a conscientização ambiental

03 outubro
16:29 2013

Preservação - pintando um mundo melhorO Evento PreservAção, que será realizado no dia 5 de outubro deste ano, na zona do Porto, em Pelotas, tem como objetivo revigorar o entorno do Porto, através da arte urbana e conscientizar a comunidade pelotense quanto  a preservação do meio ambiente. Assim, pretende-se sensibilizar e comprometer os moradores e empresas do entorno sobre a importância da coleta seletiva, da preservação do meio em que vivemos e outras questões ambientais. O Evento será coordenado por um grupo de empresas locais, tais como Bioquim, Surdinas Guarany, Consórcio Hap-Convap BR 116 Lote 1, STE, Conservas Olé, Frigorífico Famile, Frigorífico Castro, Danby Cosulati, Josapar, Refrigerantes Biri, Lorenzet, Diário Popular, Rádio Pelotense, Programa Sementes Banrisul, Ecosouvenir, TV Nativa, Santa Rosa, Erva-mate Madrugada, 3 R’s, Ecológica, E-Lixo e Mercado Skate Shop, com o apoio da Prefeitura de Pelotas, SQA, SMED, SPH, Sanep, UFPel, UCPel, Tholl, Domingueira, Sítio Amoreza, Night Runners Pelotas, Academia de Remo Tissot, Mercado das Pulgas, Pedal da Domingueira, em parceria com o artista Guilherme Endres e Arantxa Von Appen.

O evento será iniciado às 8h30, com o sorteio dos espaços para a realização de uma oficina de graffiti, que contará com a participação de vários grafiteiros do Rio Grande do Sul e do Brasil. Esta oficina tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os artistas, visando à conscientização ecológica através da arte e modificar a paisagem do porto com trabalhos artísticos com a temática ambiental.

Além desta atividade, estão previstas também uma oficina de reciclagem, uma de compostagem, uma de tratamento da água e uma de educação no trânsito, as quais serão realizadas junto com os alunos das Escolas Municipais Carlos André Laquintinie e Marechal Ignacio de Freitas Rolin e da Escola Estadual José Brusque Filho, situadas na região do Porto. O evento contará também com uma pedalada ecológica, uma regata de velas, caiaques e barcos a remo, orientação a respeito da coleta seletiva em duzentas casas da zona do porto, distribuição de mudas para plantio, identificação de espécies de árvores, mateada, mercado das pulgas, coleta de resíduos eletrônicos e óleo saturado, feira de produtos orgânicos hortifrutigranjeiros e várias apresentações artísticas.

As atividades do evento PreservAção acontecerão na rua Uruguai, entre Xavier Ferreira e Dona Mariana, em frente ao prédio da antiga fiação e tecidos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções