Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Ex-reitor da Universidade de Lisboa abrirá XXII CIC e XV Enpos

07 novembro
09:45 2013

A solenidade de abertura do XXII Congresso de Iniciação Científica (CIC) e do XV Encontro de Pós-Graduação (Enpos) será realizada no  dia 18 de novembro, às 18h, no Campus Porto da UFPel. A conferência de abertura, com o tema As transformações na Universidade, será proferida pelo professor Antônio Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa.

Antonio Novoa é Ex-Reitor da Universidade de Lisboa - Foto: Divulgação

Antonio Novoa é Ex-Reitor da Universidade de Lisboa – Foto: Divulgação

Nóvoa recentemente concluiu seu segundo mandato como Reitor da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História pela Universidade Sorbonne, em Paris. Com experiência internacional e conhecimento histórico defende que, para fazer um bom trabalho, a escola deve decidir o que é essencial ensinar aos alunos. Também foi professor de importantes universidades estrangeiras, como Genebra, Paris V, Wisconsin, Oxford e Columbia. Autor de centenas de publicações, divulgadas em doze países. Sua palestra será a primeira do Ciclo de Discussões, que ocorrerá durante o CIC e o Enpos.

CIC e Enpos terão Ciclo de Discussões com renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros

Durante o XXII CIC e o XV ENPOS estará acontecendo o Ciclo de Discussões, uma atividade integradora entre os dois eventos que contará com a presença de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Esta atividade estará focada na temática do XXII CIC e do XV ENPOS e tratará de diversas das transformações pelas quais estamos passando.

O Ciclo de Discussões acontecerá durante a semana de 18 a 22 de novembro sempre às 18 horas e os participantes de, no mínimo, quatro das cinco atividades propostas receberão um certificado adicional (10h de atividade)

AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADAS e podem ser realizadas através dos seguintes endereços:

Acadêmicos: https://docs.google.com/forms/d/1IwYKjSbyHM4ELT3uPd1AdO8WqYsrGboQvY1vLJ7p-TQ/viewform

Docentes e técnico Administrativos:https://docs.google.com/forms/d/1Ulsrlc4q5lPcL56nwwQyuW8AZdD2Lsr8-I7-zva11bI/viewform

 

A programação do evento está listada abaixo:

Dia 18/11 – 18 h às 20 h

As transformações na Universidade

  • Professor Antônio Nóvoa.
  • Recentemente concluiu seu segundo mandato como Reitor da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História pela Universidade Sorbonne, em Paris. Com experiência internacional e conhecimento histórico defende que, para fazer um bom trabalho, a escola deve decidir o que é essencial ensinar aos alunos. Também foi professor de importantes universidades estrangeiras, como Genebra, Paris V, Wisconsin, Oxford e Columbia. Autor de centenas de publicações, divulgadas em doze países.

Dia 19/11 – 18 h às 20 h

As transformações nas comunicações

  • Professora Raquel da Cunha Recuero
  • Professora adjunta e pesquisadora dos cursos de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas. Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Pesquisadora-colaboradora do Center for Society and Cyberstudies e do Digital Media and Learning Research Hub.”Atua na área de Comunicação e Linguística Aplicada, com ênfase em redes sociais na Internet, conversação mediada pelo computador, difusão de informações na Internet e jornalismo digital.
  • Professor Ricardo Matsumura de Araújo
  • Professor adjunto dos Cursos de Ciência e Engenharia da Computação e do Programa de Pós-graduação em Computação da UFPel. Doutor e mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. Atuou como consultor técnico para empresas como Lolapps, Myspace e Google. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina, Computação Social e Processamento Social de Informações.

Dia 20/11 – 18 h às 20 h

As transformações no campo e na cidade

  • Professor Cristóvão Duarte
  • Professor adjunto do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Planejamento Urbano e Regional e mestre em Urbanismo pela UFRJ. Foi técnico e Superintendente Regional do IPHAN para os estados do Pará e Amapá. Autor dos livros Forma e Movimento e Favela&Cidade. Mantém blog com textos e vídeos sobre a cidade contemporânea: http://cristovao1.wordpress.com/
  • Professor Ivaldo Gehlen
  • Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris e mestre em Sociologia pela UFRGS. Estudos com ênfase em sociologia rural, sobretudo agricultura familiar, atores sociais e formas sociais de uso da terra, desigualdades e diferenciação sociais. Atuação e assessoria em movimentos sociais, reforma agrária, assentamentos rurais, desigualdade e formação social do meio rural.

Dia 21/11 – 18 h às 20 h

As transformações de gênero

  • Professora Joana Maria Pedro
  • Professora titular dos Programas de Pós-Graduação em História e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora e mestre em História pela USP. Fez pós-doutorado na França, na Université dAvignon. Atualmente é Pró-reitora de Pós-graduação da UFSC. Pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero e tem experiência na área de história, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa.
  • Professora Jurema Brites
  • Professora adjunta dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora e mestre em Antropologia Social pela UFRGS.Pesquisadora na Universidade de Manchester. Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas:grupos populares, família, gênero e trabalho doméstico.

Dia 22/11 – 18 h às 20 h

Painel: A construção na UFPel 20 anos depois

  • Professor Aldyr Garcia Schlee
  • Professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas, onde foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura no período de 1989 a 1992. Ex-professor da UCPel, UFRGS e PUCRS. Doutor em Ciências Humanas pela e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Escritor premiado nacionalmente, com larga experiência de pesquisa e produção literárias na área de Letras, com ênfase em literatura gaúcha (sul-rio-grandense e platina), sendo autor de livros de ficção, bem como de ensaios críticos, com participação em antologias e colaboração em revistas especializadas.
  • Professora Maria Isabel da Cunha
  • Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Educação pela Unicamp e mestre em Educação pela PUCRS. Professora aposentada da Faculdade de Educação da UFPel onde foi Pró-Reitora de Graduação no período de1989 a 1992. Integrou o Comitê da Área de Educação e Psicologia da FAPERGS entre 1990 e 1995. Fez parte da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPES entre 1999 e 2005. Constituiu a Comissão Ministerial que propôs o SINAES e fez parte da CONAES. Integrou o CA Educação do CNPq entre 2008 e 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia universitária e avaliação institucional.
  • Professor Sérgio Roberto Martins
  • Professor Visitante Nacional Sênior/CAPES da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutor em Agronomia pela Universidade Politécnica de Madrid e mestre em Agronomia pela UFPel. Professor aposentado da Faculdade de Agronomia da UFPel, onde ingressou em 1974 e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação no período de 1989 a 1992. Atuou como Professor Visitante da UFSC, junto ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (do qual atualmente é Professor Colaborador); na UFSC participou através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária/UFSC como Diretor de Pesquisa. Tem experiência na área de fitotecnia (cultivos em ambientes protegidos), com ênfase em agrometeorologia, desenvolvimento rural sustentável e indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções