Diário da Manhã

terça, 19 de março de 2024

Notícias

EXAMES : Vereadores esclarecem dúvidas sobre laboratório contratado pelo Estado

EXAMES :  Vereadores esclarecem dúvidas sobre laboratório contratado pelo Estado
15 abril
09:03 2020

No final da manhã de ontem uma comitiva de vereadores integrantes da Comissão de Saúde esteve na sede da M&S Produtos Agropecuários contratada pelo governo estadual para realizar os exames de diagnóstico dos pacientes suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e equipe do laboratório localizado na zona norte da cidade. Na quinta-feira o diretor da empresa, o médico veterinário Toni Machado participará de uma reunião online com os demais vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde e Coordenadoria Regional.

COMITIVA de vereadores da Comissão de Saúde da Câmara visitou a sede da M&S Produtos Agropecuários

COMITIVA de vereadores da Comissão de Saúde da Câmara visitou a sede da M&S Produtos Agropecuários

“Precisamos passar toda a tranquilidade possível para a população, pois este é um momento inédito na história do mundo e todos estão muito preocupados. A ação da Câmara se justifica pelo fato de que apesar da empresa ter sido contratada pelo Governo do Estado irá atender cidadãos de Pelotas, por isso precisamos cumprir nosso papel de fiscalizadores”, comentou o presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PTB).

A visita acompanhada pelos vereadores Marcola, Daiane Dias (PL), Éder Blank (PTB), Marcus Cunha (PDT), Ademar Ornel (DEM) e Toninho Peres (PSB) foi precedida de uma reunião com o diretor da empresa e os veterinários Rodrigo Cunha e Iuri Marmitt que explicaram o funcionamento do laboratório, dissertaram sobre a expertise da empresa – adquirida ao longo dos últimos quatro anos quando se dedicou a testar rebanhos bovinos destinados à exportação para o Oriente Médio e Europa – e apresentaram as qualificações da equipe envolvida na realização dos testes.

“Desde 2017 somos responsáveis por testar 70% do gado brasileiro exportado para o Egito e Turquia, não começamos agora. Temos qualificação. O Rodrigo é pós-doutorado em biologia molecular e professor da Universidade Federal de Pelotas, quem for estudar esse assunto será aluno dele, isso mostra como estamos qualificados”, disse Machado.

VISTORIA – Após a reunião os vereadores puderam ver o funcionamento dos laboratório. Devido a necessidade de preservação da esterilização dos ambientes a vistoria foi feita através do sistema de câmeras da empresa, apenas um farmacêutico da Universidade Federal de Pelotas, convidado pela Câmara para participar da visita, pode entrar nos ambientes controlados.

“Avalio como satisfatório o resultado dessa visita, pois conseguimos responder vários questionamentos e conhecer a fundo a estrutura da empresa e os técnicos responsáveis, agora iremos apresentar os resultados dessa visita e essas explicações aos demais vereadores na quinta-feira”, disse Marcola. A reunião online está marcada para às 9h30min e será transmitida pela TV Câmara.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções