Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Excesso de entulhos nas ruas do Laranjal preocupa moradores

27 novembro
15:03 2014

Sosu tem intensificado a limpeza nas ruas e pede a conscientização da população

O recolhimento desses entulhos deve ser feito por coletoras privadas que atuam no Municipio

O recolhimento desses entulhos deve ser feito por coletoras privadas que atuam no Municipio

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) tem enfrentado dificuldades ao tentar manter em dia a limpeza urbana em diversos pontos da Praia do Laranjal. O excesso de entulhos colocados irregularmente por moradores nas ruas tem atrasado o serviço e cria uma série de transtornos para quem vive no local. Na próxima semana um processo de fiscalização será iniciado, visando autuar quem fizer o descarte inadequado de lixo no bairro.

No Condomínio Colina Verde, no balneário Santo Antônio, por exemplo, a situação preocupa. Em cada esquina é possível observar que a ação tem se tornado comum no local. Entulhos de galhos de árvores estão misturados com restos de comida, garrafas plásticas e de vidros, pneus, latas de tinta, pedaços de ventiladores, entre outros itens.

Segundo o coordenador de limpeza e drenagem da regional da Sosu no Laranjal, Cesar Vesque, equipes da Secretaria atuam intensamente no recolhimento desses materiais, mas não conseguem finalizar o serviço já que, horas após o recolhimento, moradores iniciam novamente a descartar esses lixos de maneira irregular na rua. “Três vezes por semana o lixo comum é recolhido no balneário, se os moradores da área colocassem seus resíduos para rua somente no dia do recolhimento já seria de grande ajuda, evitaria essa mistura com os entulhos descartados de forma errada”, afirma Cesar.

O recolhimento desses entulhos deve ser feito por coletoras privadas que atuam no Municipio. O morador deve contratar o serviço e fazer o descarte apenas na data combinada com a coletora, evitando que os entulhos fiquem expostos por um longo período na rua.

Entulhos de galhos de árvores estão misturados com restos de comida, garrafas plásticas e de vidros, pneus, latas de tinta, pedaços de ventiladores, entre outros itens

Entulhos de galhos de árvores estão misturados com restos de comida, garrafas plásticas e de vidros, pneus, latas de tinta, pedaços de ventiladores, entre outros itens

Moradora do balneário Santo Antônio há dois meses, Bianca Maciel Hernandes conta que a cena é frequente na rua. Lixos e entulhos são descartados por vizinhos em um terreno ao lado de sua casa, causando mau cheiro e aumentando o aparecimento de bichos no local. Muitas vezes, o excesso faz com que os entulhos invadam a rua, atrapalhando até mesmo o trânsito. “Deveria haver mais conscientização da população, todos os dias eu vejo moradores colocando galhos de árvores e bambus na rua, mesmo sabendo que esses materiais não vão ser recolhidos junto com o lixo comum. Deveria ter multa para quem fizer aí talvez isso acabe”, ressaltou Bianca, que junto a um vizinho, tem cobrado melhorias no bairro.

Em frente à casa de Bianca está localizada a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Edmar Fetter, que diariamente recebe centenas de estudantes que precisam desviar dos entulhos para chegar ao local. Segundo a diretora da Escola, Raquel Castro, o excesso de entulhos tem aumentado o número de cobras que acessam o pátio da Escola, oferecendo perigo aos estudantes. Ela também afirma que diversos projetos de reciclagem têm sido oferecidos aos alunos, visando a conscientização dos moradores do local.

Somente nesta quarta-feira (26/11/2014) 20 caçambas cheias de entulhos foram retiradas do balneário Santo Antônio. O serviço também é dificultado já que, antes do recolhimento, as equipes que realizam a limpeza necessitam separar os lixos acumulados que ficam misturados com os entulhos. Uma retroescavadeira e uma caçamba auxiliam no trabalho. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções