Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Excesso de poluição sonora é tema de reunião

Excesso de poluição sonora é tema de reunião
28 agosto
16:57 2014
Reunião entre a prefeitura, Brigada Militar, moradores, empresários, Poder Legislativo e UCPel

Reunião entre a prefeitura, Brigada Militar, moradores, empresários, Poder Legislativo e UCPel

O excesso de poluição sonora emitido por estabelecimentos comercias e veículos automotores no entorno da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi tema, nesta quarta feira (27/08/14), de reunião entre a prefeitura, Brigada Militar, moradores, empresários, Poder Legislativo e a universidade. O encontro, sugerido pela própria instituição de ensino, contou com a participação das Secretarias de Qualidade Ambiental(SQA) e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana(SGMU) e visou reunir órgãos de segurança para articular ações voltadas a coibir o problema.

Em suas ponderações, a prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, reconheceu que essa situação é demanda antiga dos moradores daquela área da cidade. “Sabemos desse problema e estamos tentando ver o que é possível ser feito. Algumas ações de trânsito tiveram resultados momentâneos, no entanto, precisamos de uma mudança de postura”.

Paula propôs uma força-tarefa mais dura e antecipou que o trabalho não vai apenas exigir esforços da prefeitura. “Não depende apenas da prefeitura nem vai ser resolvido a curto prazo. Será necessário desenvolver ações que envolvam também a Brigada Militar e outros órgãos de segurança. Para isso, também, vamos procurar a polícias Federal e Civil e o Ministério Público”, destacou

SQA e SGMU deverão intensificar a fiscalização para restringir a poluição sonora, que vem criando problemas sérios à universidade e a moradores. Moradora da rua Gonçalves Chaves, Stella Sauandas externou sua preocupação sobre o constante barulho que é presenciado diariamente. “As aglomerações de pessoas começam cedo da tarde. A gente não dorme. Nas quintas-feiras eu não durmo antes das duas horas da manhã por causa de uma casa noturna”, relatou a moradora.

Participaram da reunião o comandante do 4º BPM de Pelotas, tenente-coronel Andre Luis Pithan; o subcomandante do 4º BPM major Vasconcellos; Nezair Barros de Souza e Vera Lúcia Fernandes de Souza, moradores dos arredores da UCPel; o coordenador do Escritório de Desenvolvimento (EDR) da UCPel Fábio Castro Neves; o assessor de Comunicação e Marketing da UCPel, Cleiton Decker; o prefeito do Campus, Leandro Paz; o vereador Ivan Duarte (PT); a secretária Joseane Almeida (SGMU); o assessor especial Paulo Morales; representando o secretário de Qualidade Ambiental Fernando Van Der Laan, Bruna Angelo Alves; e João Manuel King, do curso de Inglês Yazigil localizado perto da universidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções