Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Exportações do RS fecham trimestre em forte queda

Exportações do RS fecham trimestre em forte queda
14 abril
16:02 2014

Mesmo com a desvalorização média da taxa de câmbio em 18,5% entre janeiro e março deste ano, as exportações no Rio Grande do Sul caíram 8% no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período de 2013. Alcançaram US$ 3,25 bilhões. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (14) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que o desempenho ruim tanto de produtos básicos (queda de 42,4%, especialmente trigo e milho), quanto da indústria(-0,9%), pesaram negativamente. “Esse resultado ocorreu mesmo com o efeito favorável do calendário de janeiro a março do presente ano, que contou com um dia útil a mais”, alerta o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

A queda nas vendas externas de três importantes setores da pauta de exportações gaúchas contribuiu decisivamente para a fraca performance no trimestre: Tabaco (-22,2%), Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias(-21,3%) e Produtos de Metal (-20,3%). O primeiro segmento foi prejudicado por uma safra com um clima desfavorável, com excesso de chuva no início do plantio. Já o segundo setor viu diminuídos os embarques para a Argentina, por conta de uma medida do governo daquele país, que exigiu uma redução de 27,5% nas importações para o primeiro semestre. Por fim, Produtos de Metal acabou atingido pela queda da demanda externa de armas de fogo por parte dos Estados Unidos. “O fechamento ruim das exportações no trimestre preocupa, uma vez que o comércio exterior é um vetor fundamental para dinamizar a indústria gaúcha”, observa o presidente da FIERGS.

Por outro lado, o Estado registrou avanço nas vendas externas em Coque e Derivados de Petróleo (29,4%), seguido por Couro e Calçados (7,1%), Máquinas e Equipamentos (6,8%) e Produtos Alimentícios (3,3%). Ainda em relação ao trimestre, as importações totais no RS tiveram redução de 6,7%, somando US$ 3,4 bilhões. Foram amplamente influenciadas por Combustíveis e Lubrificantes (-26,6%).

Março – As exportações do RS em março registraram queda de 18,4% ante o mesmo mês de 2013, com a indústria retraindo 17,0%. As importações também diminuíram: 7,6%.

Exportações RS

Comentários ()

Seções