Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Exposição “Entre paisagens” na Sigmund Freud

17 março
17:11 2014
Alexandre Neutzling realiza a primeira exposição

Alexandre Neutzling realiza a primeira exposição

O talentoso fotógrafo Alexandre Neutzling estará expondo no espaço arte Chico Madrid da “Sigmund Freud” – rua Princesa Isabel 280 conjunto 302. Trata-se da primeira mostra do fotógrafo, que também tem ministrado cursos. Conforme divulga Eduardo Devens, coordenador do departamento cultural da Sociedade Científica, Neutzling estará apresentando as belas imagens da exposição “Entre paisagens”. A abertura acontecerá às 19h de quarta-feira (19/3). Após, com início às 20h, o escritor Aldyr Garcia Schlee palestrará sobre o livro “Contos da vida difícil”. Devens ressalta: “No Espaço Arte Chico Madrid estaremos recebendo Aldyr Garcia Schlee, reconhecido e premiado como um dos grandes escritores brasileiros e um dos maiores expoentes no mundo em linguagem de fronteira. O escritor palestrará sobre seu mais recente livro, o denso, surpreendente e imantado ‘Contos da vida difícil’”. A visitação da mostra poderá ser feita, em horário comercial, até dia 6 de maio. A programação tem entrada franca.

Beleza do Mercado revitalizada através de efeito visual Foto: Alexandre Neutzling

Beleza do Mercado revitalizada através de efeito visual
Foto: Alexandre Neutzling

IMAGENS captadas com diferentes luminosidades. Para a mostra, a técnica da lente “olho de peixe” – visão de 180º – ultra grande angular. O efeito é de envolvimento com o ambiente. De acordo com Devens: “A exposição é convite para adentrar, através da fotografia, as paisagens naturais e urbanas da cidade. Estar entre paisagens, como sugere o título, é estar diante do olhar do fotógrafo no momento em que esteve entre as paisagens, procurando um momento, um dia, uma noite, uma hora para capturar e compor a melhor imagem dentro daquela cena”. O autor Alexandre Neutzling consegue proeza. Ao revisitar locais fartamente fotografados pelos moradores locais e da região, recorre a tons inusitados e ângulos imprevistos. Com isso, reacende a curiosidade acerca da beleza que emoldura o cotidiano pelotense. Conheça mais sobre a fotografia de Neutzling, acessando no “Facebook”.

TRAJETÓRIA – “A vida é como a fotografia, não importa nem o passado nem o futuro, o importante é o momento.” Reflexão de Neutzling, que é natural de Canguçu e desde a infância está radicado em Pelotas. O interesse pela fotografia começou há mais de dez anos, e ocorreu no curso de Comunicação Social da UCPel. Durante a formação em publicidade e propaganda, foi monitor do laboratório de fotografia. Ele conta que, paralelamente à experiência com a fotografia analógica, participou do projeto “Ilhéus de Açores da Ilha dos Marinheiros”. À época, fotografava e orientava os estudantes da graduação acerca de técnicas, abrangendo a captura, revelação e ampliação. Além disso também realizou cursos de fotografia. Destaque para o concurso “Eu sou a imagem do Brasil”, cuja banca julgadora da Nikon, selecionou uma de suas fotos entre as vencedoras de 2012.

Grande angular para narrar sobre o conhecido “Trapiche”  Foto: Alexandre Neutzling

Grande angular para narrar sobre o conhecido “Trapiche”
Foto: Alexandre Neutzling

OLHARES – A esposa Carol Ávila acrescenta: “Inseparável da sua câmera, ele está sempre na captura de um novo olhar para criar uma nova imagem. Seja ela cena urbana, fotografia de natureza, vida selvagem, retrato entre outras que fazem parte da atividade profissional como ensaios fotográficos, fotos de interiores e eventos. Para o fotógrafo a fotografia é o dia, é a noite. Ele vive a fotografia todos os dias, pois a sua temática inspiradora é a vida. Alexandre, tem uma ‘precisão no olhar’ aliada à técnica e à arte, uma produção fotográfica extensa e admirada por muitos. Busca como referência os fotógrafos clássicos e contemporâneos como Henri Cartier Bresson, Sebastião Salgado, Araquêm Alcântara, entre muitos outros”. E Alexandre observa: “Atualmente, além de fotos de paisagens urbanas e naturais, trabalho também com fotografia social. Estou sempre à procura de um novo olhar, para revelar uma nova forma de ver. A natureza é minha principal inspiração. Utilizo muito a luz do amanhecer, entardecer e gosto de fotos noturnas”.

CURSO – Carol e Alexandre ministram o curso de fotografia “Técnica e Arte”. Em breve, diz Alexandre, será organizada nova turma.

Schlee autorSCHLEE (Foto), será a atração às 20h. Na programação da Sigmund Freud, o autor jaguarense estará explanando sobre o livro de contos lançado em 2013. A obra conta sobre o ambiente durante a construção da ponte internacional em Jaguarão. Como personagens, mulheres e homens demasiadamente humanos. O livro foi publicado pela editora ArdoTempo

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções