Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Exposição Interiores Compartilhados no Casarão 6

Exposição Interiores Compartilhados no Casarão 6
16 outubro
20:31 2013
Trabalhos especialmente criados para o Casarão 6 estão em exposição

Trabalhos especialmente criados para o Casarão 6 estão em exposição

A Secretaria da Cultura do Estado, o Atelier Subterrânea, a Casa Paralela e a Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas apresentam a exposição Interiores compartilhados.  Com abertura nesta quinta-feira (17), no Casarão 6 da Praça Cel. Pedro Osório, a coletiva apresenta obras de Helene Sacco, Vivian Herzog, Tigo Weiler, Diego Passos, Marília Bianchini e Ernani Chaves. A mostra fica em cartaz até 29 de novembro e integra o projeto BR116: circuitos independentes em trânsito, contemplado pelo Edital 2012/1 de Desenvolvimento da Economia da Cultura – Pró-cultura FAC/RS. Realizado pelo Atelier Subterrânea (Porto Alegre) e pela Casa Paralela (Pelotas), o projeto tem como objetivo fortalecer as relações de troca através de experiências multidisciplinares que envolvem os espaços, artistas e público.

Em Interiores compartilhados, os artistas apresentam obras que dialogam com a arquitetura do Casarão, edifício construído em 1879 e prédio central de um importante conjunto arquitetônico neorrenascentista preservado na cidade de Pelotas.  Cada artista irá ocupar individualmente uma das salas do local, sendo reservada a maior sala para a convivência das obras dos seis. Móveis, pinturas, objetos cotidianos, desenhos e até grama sintética fazem parte dos elementos que serão trazidos para o Casarão, com o intuito de estabelecer relações com a edificação. Algumas obras foram concebidas especificamente para o Casarão 6, outras, propõem um diálogo com este lugar e sua memória. Ao potencializar a ideia do convívio na casa, a exposição desafia os artistas a repensarem suas obras diante de um lugar tão distinto do cubo branco, termo utilizado para definir a galeria moderna.

Os artistas que integram a exposição participaram anteriormente das coletivas simultâneas Transferências Temporárias e Três Estações. Agora, os seis se reúnem para ocupar o espaço do Casarão 6 e, posteriormente, a Galeria Xico Stockinger (CCMQ), no MACRS (Porto Alegre). Com Interiores compartilhados, o projeto marca o encerramento de suas atividades em Pelotas.

SERVIÇO

Exposição Interiores compartilhados

Curadoria: Atelier Subterrânea e Casa Paralela

Onde: Casarão 6 (Pç. Coronel Pedro Osório, nº 6, Pelotas/RS)

Abertura: 17 de outubro, 19h

Visitação: 17 de outubro a 29 de novembro de 2013, de segunda a sexta, das 14h às 18h

Contato: Casarão 6 – (53) 3222 0222; Subterrânea –

[email protected]; Casa Paralela –

[email protected];

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções