Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

FACULDADE DE MEDICINA : Atendimento mais qualificado nas novas instalações do Ambulatório de Pediatria

FACULDADE DE MEDICINA : Atendimento mais qualificado nas novas instalações do Ambulatório de Pediatria
25 maio
21:34 2015

Os pacientes que buscam atendimento no Ambulatório de Pediatria da Faculdade de Medicina encontraram ontem, um ambiente diferente daquele que estavam acostumados. Com um espaço mais humanizado e lúdico, o setor foi reinaugurado após passar por uma reforma que durou um ano.

O Ambulatório, com área de 630 metros quadrados, foi completamente reformado, a partir de recursos que chegaram à casa dos R$ 980 mil. A intervenção atingiu piso, paredes, sistema elétrico, instalações hidrossanitárias, além de uma completa repaginação visual, que transformou o local de um longo corredor de divisórias escuras em um espaço ventilado, claro, com iluminação e climatização. Além disso, a decoração está renovada, com base nas cantigas de roda infantis.

REITOR Mauro Del Pino participou da inauguração

REITOR Mauro Del Pino participou da inauguração

A manutenção da edificação também será garantida por uma completa restauração dos telhados, que não beneficiarão somente o Ambulatório de Pediatria, mas todo o prédio dos ambulatórios, que também abriga outras especialidades médicas. “Este era um problema gravíssimo, que foi sanado”, afirma Denise Schwonke, engenheira da UFPel, responsável pela fiscalização da obra.

CONFORTO NO ATENDIMENTO E NO ENSINO-APRENDIZAGEM

De acordo com a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Denise Mota, o novo Ambulatório traz muito mais conforto aos pacientes e um lugar mais qualificado para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem da área. Com a climatização do ambiente, foi resolvido o problema antigo de um local frio durante o inverno e quente no verão.

A redistribuição de área permitiu também a criação de novos espaços: a partir da reforma, há miniauditório, salas de aula, orientação e professores, um box voltado para procedimentos, medicações e curativos, local para atendimento de Nutrição e Serviço Social. Os boxes passam a receber apenas atendimentos individuais, diferente de antes, quando alguns estudantes e médicos precisavam dividi-los.

Dessa forma, os atendimentos puderam ser dobrados em quantidade. A mesma área que antes podia efetuar apenas 30 consultas diárias, com a qualificação passa a ter capacidade para 60. Esse número será ampliado ainda mais, quando passarem a atuar no espaço os médicos admitidos por meio da Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares (EBSERH), que atenderão no horário das 16h às 19h, período em que o Ambulatório está fechado.

UMA REFORMA SONHADA

As manifestações apresentadas pela comunidade da Faculdade de Medicina são de uma grande alegria pela transformação do local. Para a vice-diretora, que via o Ambulatório sem nenhuma intervenção desde a época em que foi estudante da unidade, a reforma é considerada uma conquista de um espaço mais adequado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Já a diretora, professora Vera Silveira, vê com satisfação que o antigo local, escuro e acanhado, agora é um ambiente atrativo para as crianças que ali são atendidas. Ela considera que, a partir de agora, os alunos também terão a possibilidade de fazer seu aprendizado de uma forma mais humana. A mesma opinião é compartilhada pelo coordenador do curso de Medicina, Marcelo Capilheira, que celebra a melhora dos espaços.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, vê com alegria a possibilidade em atender essa antiga demanda, que contou com recursos específicos vindos do orçamento da Universidade. “Esse foi um projeto muito dialogado, como deve ser feito”, lembra Mauro, ao destacar a grande comunicação entre a unidade e a Coordenação de Obras e Planejamento Físico, responsável pela reforma. Durante sua fala na inauguração, Del Pino destacou o aporte de recursos da UFPel na infraestrutura de saúde e afirmou que a licitação para a construção do Bloco 3 do novo Hospital Escola deve ser realizada nos próximos meses, assim como a conclusão dos projetos dos demais blocos.

LOCAL agora é um ambiente atrativo para as crianças ali atendidas

LOCAL agora é um ambiente atrativo para as crianças ali atendidas

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções