Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Faculdades e alunos registram problemas com o novo Fies

Faculdades e alunos registram problemas com o novo Fies
16 março
10:33 2018

Em levantamento feito pelo SINEPE/RS com 9 IES, 8 registraram problemas no acesso ao sistema

Instituições de ensino superior privadas do Rio Grande do Sul estão com dificuldade para efetivar as matrículas dos alunos beneficiados pelo Fies, por conta de problemas no sistema. Em levantamento feito pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), das 9 IES consultadas, 8 registraram problemas. Os transtornos são muitos, dentre eles perda de dados já registrados, inclusive de inscrições de alunos; a informação de juros de 6,5% que continua a aparecer na ficha de aprovação, embora o novo Fies tenha juros zero; demora no acesso à lista de aprovados; impossibilidade da IES concluir a inscrição do aluno, entre outros.  Em função dos problemas, muitos alunos já perderam quase um mês de aula, como é o caso do Setrem, em Três de Maio, que as aulas iniciaram em 19 de fevereiro.

O presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, lamenta o prejuízo causado aos alunos que dependem do financiamento para ingressar no ensino superior. “Novamente, os estudantes estão sendo os maiores prejudicados porque estão perdendo aulas. E quem garante que conseguirão cursar a faculdade, diante de tantos problemas? Um programa tão importante, como é o Fies, perde a credibilidade, primeiro pela mudança constante de regras e depois pela inoperância do sistema”, questiona o dirigente.

Segundo a vice-presidente da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Mariana Salomé Schaeffer Wilbert, o problema tem causado desilusão e prejuízos financeiros para os estudantes. “Está um caos. Os alunos vêm à instituição com o intuito de finalizar a inscrição, mas voltam para a casa sem nenhum avanço. É um desrespeito ao estudante brasileiro de baixa renda”, afirma.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções