Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

FALTA D’ÁGUA ATINGE MAIS BAIRROS

FALTA D’ÁGUA ATINGE MAIS BAIRROS
20 maio
16:22 2014

Depois do bairro Fragata, Guabiroba e adjacências ficarem sem água por conta de ato de sabotagem na rede de distribuição do Sanep, a falta d’água se espraiou. Outros bairros foram atingidos, como parte do Centro, Areal e zona do Porto.

Na Guabiroba, os moradores formaram longa fila junto à Caixa D’água do bairro para abastecerem vasilhames com água. No bairro Fragata a cena se repetiu, com centenas de pessoas recorrendo a pontos onde havia água. A situação é grave, quase calamitosa.

Água: oito pontos danificados devem estar arrumados ainda hoje 

Além dos sete locais vandalizados na madrugada de segunda-feira, mais um foi constatado nesta terça. Os servidores do Sanep ainda não se manifestaram sobre as propostas apresentadas pela prefeitura e mantém a greve. 

Moradores armazenam água - Foto Gustavo Vara/Especial DM

Moradores armazenam água – Foto Gustavo Vara/Especial DM

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Jacques Reydams, informa que a estimativa é que todos os oito pontos de adutoras e redes de água que foram, aparentemente, vandalizados devem estar consertados até o final da tarde desta terça-feira (20/05/2014). “Os canos foram danificados pelo impacto de alguma ferramenta pontuda, tipo picareta”, conta Reydams.

Além dos sete pontos que haviam sido afetados durante a madrugada de segunda-feira, que deixou o bairro Fragata e o Distrito Industrial sem abastecimento – os delitos criminosos foram registrados pelo diretor-presidente como “dano ao patrimônio público” em boletim de ocorrência policial feita na segunda-feira (19/05/2014) -, o Sanep constatou mais um ponto danificado, nesta terça-feira, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Represa Moreira. Reydams disse que também houve um nono local com problema de ruptura, “mas este parece ter sido por causa natural”.

O diretor-presidente contou que o conserto mais complicado foi na ETA Santa Bárbara, que alimenta o Fragata e o Distrito Industrial, porque o local é de difícil acesso. “Mas até à tardinha esperamos estar com tudo pronto”, adiantou Reydams.

Os funcionários do Sanep entraram em greve na segunda-feira e ainda não se manifestaram com relação às três propostas que foram encaminhadas à categoria pela direção da autarquia. O Sanep oferece reajuste de 6,8%; os servidores querem 12,75%. “O que preocupa é que não está havendo diálogo. Gostaríamos que a greve chegasse ao fim o quanto antes para que a população não seja prejudicada, mas, estranhamente, eles (representantes dos funcionários) nem sequer respondem às propostas”, disse Reydams.

Pontos que foram danificados por ações de vândalos:
• Linha de água bruta Pelotas / Sinott
• Arroio Santa Bárbara: duas adutoras
• Rede de água que abastece o bairro Simões Lopes
• Três pontos da adutora do Passo dos Carros

* Um ponto na ETA da Represa Moreira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções