Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

FECOMÉRCIO : Governo precisa fazer o dever de casa

27 maio
09:38 2015

Em visita ao Secovi/Zona Sul na segunda-feira, o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, disse que há muitas maneiras de buscar soluções para a crise financeira vivida pelo país e a maioria dos estados brasileiros, inclusive o  Rio Grande do Sul.

A principal delas é o próprio governo fazer o dever de casa, contendo os gastos públicos. “Sem fazer a parte dele, não adiantará o governo promover ajustes fiscais para equilibrar o orçamento.” Bohn também defendeu a extinção da multa de 10% do FGTS (contribuição social do artigo 1º da LC 110/2001) recolhida pelas empresas aos cofres federais, embora com finalidade exaurida.

A contribuição teve por finalidade recompor financeiramente as perdas das contas do FGTS sofridas pelos expurgos inflacionários nos planos econômicos Verão e Collor. Contudo, acentuou o dirigente empresarial gaúcho, as contas do FGTS foram integralmente recompostas em 10 anos de pagamento, além de sua arrecadação estar sendo direcionada a outro objetivo, que não aquele para o qual foi proposto.

ASSOCIATIVISMO- Luiz Carlos Bohn propagou entre os dirigentes do Secovi as vantagens do cartão Sesc/Senac, que neste mês passou a oferecer preços atrativos aos empresários do setor terciário nos produtos e serviços do Serviço Social do Comércio (Sesc) e dos cursos presenciais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O convênio também é válido para os dependentes, filhos e pais dos empresários. O presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy, crê que a medida irá incentivar o associativismo das empresas aos sindicatos da Fecomércio. O novo momento do mercado imobiliário também foi analisado por Bohn e o grupo de dirigentes do sindicato.

BIÊNIO SIMONIANO- O vice-presidente do Secovi Zona Sul e conselheiro do Sesc/RS, Sérgio Abreu Neves, solicitou ao presidente da Fecomércio a inclusão de Pelotas entre as cidades gaúchas contempladas com o Biênio Simoniano, programação cultural comemorativa, em 2015, aos 150 anos do nascimento do escritor pelotense Simões Lopes Neto  e  aos 100 anos de sua morte, em 2016.  Além de 45 feiras de livros, o Sesc/RS promoverá mostra didática sobre o escritor, debates, oficinas e contação de histórias. Em Pelotas, Bohn também se reuniu com dirigentes do Sindilojas, Sirecon e Sindiler.

Ontem, Luiz Carlos Bohn coordenou na Biblioteca Pública de Jaguarão mais uma edição do projeto Giro pelo Rio Grande, com o tema central Os desafios da reforma tributária e a participação de dirigentes dos sindicatos da região.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções