Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Federal FM e Fundação Piratini assinam convênio para intercâmbio de programação

Federal FM e Fundação Piratini assinam convênio para intercâmbio de programação
27 setembro
22:11 2013

A UFPel deu nesta sexta-feira (27) pela manhã mais um passo na qualificação da programação da Rádio Federal FM. A emissora educativa da Universidade firmou convênio de cooperação com a Fundação Cultural Piratini, vinculada ao Governo do Estado do RS e responsável pela TVE e FM Cultura, de Porto Alegre.

Os resultados do acordo já podem ser ouvidos na Rádio da UFPel, através de dois programas que já estão indo ao ar, de segundas a sextas-feiras, às 13h o “Cantos do Sul da Terra” e às 17h o “Conversa de Botequim”. Mais novidades serão veiculadas em seguida. Da mesma forma, a UFPel mandará conteúdo jornalístico e cultural para ser inserido na programação da FM Cultura e sua rede. O próximo convênio a ser firmado deverá ser com a Fundação Padre Anchieta, de São Paulo, responsável pela TV Cultura, da capital paulista.

“Este é um momento especial para nós, de busca e realização de parcerias e o convênio com a Fundação Piratini é o primeiro neste sentido”, disse o diretor da Federal FM, Leandro Maia. Para o reitor em exercício da UFPel, vice-reitor Carlos Mauch, o trabalho é muito importante para a difusão cultural, sobretudo pelo rádio, que qualificou como uma das mídias mais democráticas que existem, pelo seu fácil acesso a todas as camadas da sociedade. “Estamos levando uma programação diferenciada para a população”, ressaltou o vice-reitor. Ele destacou ainda a função formadora que a Rádio da UFPel pode desempenhar quando recebe estudantes para atuar em seu quadro.

Orgulhoso com a parceria. Assim definiu-se o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Osório, ao falar no ato de assinatura do convênio, realizado na manhã desta sexta no Lyceu. Afirmou que o rádio é uma mídia que continua forte e sublinhou a diferenciação da programação das emissoras públicas, sobretudo nos conteúdos culturais.

Após a assinatura do acordo, a comitiva da Fundação, da qual fez parte a diretora de programação da TVE e Cultura FM, Marlise Aúde, conheceu as novas instalações e estúdios da Federal FM, localizadas no anexo do Lyceu. Na sequência, guiados pelo vice-reitor Carlos Mauch, visitaram o Campus Porto, no antigo Anglo, especialmente o Gabinete da Reitoria e Coordenação de Comunicação Social.

Em Sintonia

No começo da programação da manhã, o presidente da Fundação liderou mais uma etapa do projeto TVE e FM Cultura em Sintonia com o Rio Grande do Sul, através do qual são feitas visitas e explanações sobre o trabalho do órgão na área da comunicação e difusão cultural. Com as presenças do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, do vice-reitor da UFPel, no exercício da reitoria, Carlos Mauch, e de representantes da UCPel, Pedro Osório fez uma apresentação, no Salão Nobre da Prefeitura, sobre a programação, conteúdo, estrutura e investimentos recentes feitos na Fundação, TVE e Cultura FM e suas redes. “Esta é uma atividade de aproximação com os municípios do interior”, explicou.

A diretora de programação da TVE e FM Cultura abordou a oferta de editais federais e estaduais para produtoras independentes. São cerca de R$ 800 milhões disponíveis para este tipo de iniciativa. Marlise Aúde ressaltou que a Fundação tem feito oficinas para divulgar e explicar os editais e há a ideia da realização de um destes workshops na UFPel, aberto a toda a comunidade, ainda em 2013. A TVE, que completa 40 anos em 2014, exibe, em sua programação, as produções geradas com estas verbas, geralmente curtas-metragens.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções