Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

FEIRA DO LIVRO : L.C. Vinholes é o patrono da edição de 2014

30 setembro
10:04 2014

O poeta concretista foi escolhido pela longa trajetória como divulgador da cultura brasileira, suas atividades como organizador e tradutor de antologias literárias e as publicações em vários países. 

O pelotense Luiz Carlos Vinholes, conhecido por L.C. Vinholes, foi escolhido patrono da edição 2014 da Feira do Livro de Pelotas, que este ano acontecerá de 30 de outubro a 16 de novembro, no redondo da Praça Coronel Pedro Osório, com o tema “A cidade e suas narrativas”. O nome do poeta concretista, pioneiro da música aleatória no Brasil, crítico musical, adido cultural, músico de vanguarda e divulgador da cultura brasileira dentro e fora do Brasil foi sugerido pela Secretaria de Cultura (Secult) e aceito pela Câmara Pelotense do Livro (CPL).

Segundo o secretário da Secult Giorgio Ronna, a importância de Vinholes na literatura brasileira com ligação na poesia concreta, suas atividades como organizador e tradutor de antologias literárias e as poesias publicadas em vários países, além do Brasil, fazem dele um merecedor do título de patrono da Feira. “A atuação de Vinholes e sua trajetória como divulgador da cultura brasileira, internacionalmente, são bons motivos para que ele seja homenageado por sua cidade natal nesta Feira do Livro”, disse Giorgio.

A TRAJETÓRIA

L. C. Vinholes nasceu na década de 1930 e aos 16 anos iniciou os estudos de composição e instrumentação com o professor José Duprat Pinto Bandeira (entre 1949 e 1951). Em 1950/1951 fez aulas de canto com a professora Lourdes Nascimento e foi se aperfeiçoando, mais tarde, com as cantoras Gabrielle Dumaine (1954) e Celina Sampaio (1955/57).

Teve aulas de teatro com a atriz Madalena Nichol e de ginástica aplicada à dança com a dançarina austríaca Yanka Rudzka. L.C. trabalhou como crítico musical no jornal Diário Popular, no Opinião Pública de Pelotas e no Diário de São Paulo, onde seus artigos versavam sobre os mais variados assuntos do meio artístico e musical, nacional e internacional.

LUIZ Carlos Vinholes

LUIZ Carlos Vinholes

Vinholes foi contemplado com uma bolsa de estudos do Ministério da Educação do Japão, aperfeiçoando-se no Departamento de Artes da Universidade de Tóquio com Hisao Tanabe (1957/59), no Departamento de Música do Palácio Imperial com Sueyoshi Abe (1958/60) e Hiroharu Ohno (1958/60) e ainda na Associação de Gagaku Ohno. Estudou gagaku, a música da corte, sho, órgão de boca, shichiriki, espécie de oboé, e suas notações musicais específicas.

Além de membro-fundador da Associação Internacional de Artes Plásticas e Áudio-Visuais e da Associação para Estudos da Arte no Japão, Vinholes ocupou os cargos de Encarregado do Setor Cultural da Embaixada Brasileira e Adido Cultural em Tóquio, onde desenvolveu intenso trabalho de divulgador da música brasileira, a partir de 1961.
No Japão ele expôs sua arte e foi inspirador do início da corrente de poesia concreta no país. Foi e continua sendo grande referência de muitos artistas, tanto na literatura quanto na música.

Trabalhou também no Ministério das Relações Exteriores do Paraguai (1968-74), do Canadá (1977-89), da Itália (1996-99) e no Brasil como membro da Agência Brasileira de Cooperação Técnica do Itamaraty, de 1989 a 1996 e de 1999 a 2005, onde teve cargo de chefia. De 1996 a 1999, na gestão do embaixador Guilherme Leite Ribeiro, foi lotado no Consulado Geral do Brasil em Milão, incumbido de implementar o projeto de criação do Instituto Brasil-Itália (IBRIT).

No final da década de 1990 retornou ao Brasil, onde dedica parte do seu tempo ao projeto de informatização de sua técnica composicional Tempo-Espaço e à compilação de sua antologia poética “Retrato de Corpo Inteiro”, recentemente concluída, e que reúne poemas de 1947 a 2007.

Vinholes é importante articulador do tratado de geminação e fraternidade, realizado em 1963, entre o município e a cidade Japonesa Suzu, que neste mês de setembro completa 51 anos.

HOMEM PREOCUPADO COM A CULTURA

Em 2013, foram expostas peças de cerâmica e gravuras japonesas reunidas pelo artista durante as décadas em que viveu no Japão. A partir da exposição, as peças passaram a integrar o acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) de forma definitiva, pela doação de Vinholes, com o objetivo de aproximar a cultura oriental dos pelotenses.

Também o Museu do Colégio Pelotense recebeu doações de 83 peças, incluindo objetos de uso caseiro, religioso e artefatos utilizados como decoração que compuseram a coleção pessoal de Vinholes.

A FEIRA DO LIVRO DE 2014

Segundo Ronna, o tema “A cidade e suas narrativas” propõe uma discussão ampliada sobre o espaço urbano organizando oficinas, cursos e palestras não só com autores literários, mas também com antropólogos, urbanistas e ambientalistas.

Confira alguns autores convidados que já confirmaram presença no evento:

  • Fabrício Corsaletti: escritor paulista de poemas, contos e crônicas. Desde 2010 é colunista quinzenal da Folha de São Paulo. Em parceira com o Instituto Federal Rio Grandense (IFSul) fará uma oficina de crônicas e participará de mesa redonda com outros convidados.
  • João Gilberto Noll: escritor gaúcho que fará diálogo com trechos de suas obras.
  • Cristina Simão: natural de Ouro Preto, a autora e professora palestrará com a temática “Uso contemporâneo de cidades históricas”.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções