Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

FEIRA DO LIVRO : Literatura que emociona e humaniza

17 novembro
08:25 2017

Nesta sexta às 19h, escritora pelotense Cláudia Hackbart autografará romance e livro infantil

Por Carlos Cogoy

Há três anos ela estreou na literatura, com a publicação do romance “E se o destino soprar?”. E o livro da pelotense Cláudia Hackbart – reside em Caxias do Sul -, foi lançado em feiras de diferentes cidades gaúchas. Além disso, há um ano, convidada pela editora Novo Século, autografou na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra tem provocado interatividade com os leitores, e ela exemplifica com grupo na Bahia. Há um mês, a autora participou – via internet -, de debate sobre o romance. Os leitores caracterizaram-se conforme os personagens, e emocionaram a escritora. O livro também já conquistou leitores na Austrália, Espanha e EUA. Nesta sexta, Cláudia retorna à cidade natal para autografar duas obras: “Quando o destino sorri pra você…” (226 páginas); “A Liga Escolar” (28 páginas). Lançamento às 19h na Praça Cel. Pedro Osório.

Cláudia Hackbart

Cláudia Hackbart

INTERAÇÃO – Cláudia menciona: “A melhor parte, de todo o processo que envolve o ofício de escrever, tem sido a resposta, o contato e a interação com os leitores. Eles são o principal motivo para eu continuar escrevendo. De acordo com os relatos, tenho feito diferença na vida deles, já que nos meus textos tento proporcionar várias reflexões, levar emoções e o mais importante, humanizar”. No Facebook, Cláudia mantém os espaços “Mural do Leitor” e “Depoimentos dos Leitores”.

LEITURA – Em Caxias, ela participa do Grupo Cultural Órbita Literária, que promove oficinas, debates e palestras. Os encontros acontecem às segundas no espaço Do Arco da Velha Livraria e Café. Cláudia também integra a organização da “Semana do Livro Nacional”, que visa a valorização da produção literária nacional.

Cláudia Hackbart livro 2Obra infantil “A Liga Escolar”

Na Escola Ilíada os alunos foram contagiados pelo vírus “malquerença”. Como sintomas, desamor, desrespeito e bullying. Para retomar a esperança, a fada Juno transforma dois alunos em super-heróis. Ideia do livro “A Liga Escolar”, primeiro de quatro volumes dedicados ao público infantil. O livro é ilustrado por Jean Roberto, e publicado pela editora Vírtua.

FILHAS motivaram a autora. Ela explica: “Quando publiquei o primeiro romance, via com frequência as minhas filhas, ainda não alfabetizadas, com o livro pela casa tentando entender o que eu tinha escrito. E isso me causou certo remorso. Alguns meses depois, recebi a intimação: ‘Mãe, escreve um livro que a gente possa ler!’, e ‘Mãe, faz um livro pra criança’. A partir daquele momento, deixei os outros projetos de lado e passei a me dedicar ao pedido delas. O que para mim não foi difícil porque, além de ser formada na área da educação, também tenho com as minhas filhas, Amanda e Mariana, a atividade diária de, antes de dormir, contar histórias inventadas. Daí passei a me concentrar mais na linguagem delas, o que achavam interessante. Então, esse mundo de fantasia com arco-íris, fada e super-heróis, eu vivo diariamente, e isso foi me inspirando e trazendo ideias”.

ESCOLAS – Publicado em dezembro do ano passado, o livro já foi levado a escolas de Caxias e região. Livros de Cláudia podem ser adquiridos na Vanguarda e Relojoaria Beguelin. Contatos para palestras, contação de histórias e sessão de autógrafos, no email: [email protected].

GRUPO “Leitura que Cativa” (Foto) em Cordeiros na Bahia, reuniu-se para debater “E se o destino soprar”, romance de estreia de Cláudia Hackbart. O encontro foi em outubro, e a escritora participou “online”

GRUPO “Leitura que Cativa” (Foto) em Cordeiros na Bahia, reuniu-se para debater “E se o destino soprar”, romance de estreia de Cláudia Hackbart. O encontro foi em outubro, e a escritora participou “online”

ROMANCE “Quando o destino sorri pra você…”, publicado pela editora Vírtua, foi lançado a 14 de outubro. A obra, conforme Cláudia Hackbart, mescla ficção e fatos reais. Como personagens “Encantado” e “Lovinha”, os mesmos do primeiro livro. O exemplar está sendo comercializado a R$35,00.

Cláudia Hackbart livro 1IDEIA – A escritora observa: “Ouvi parte dessa história pela primeira vez há 25 anos. E com o passar dos anos, convivendo com essa família, tive a oportunidade de ouvir alguns fatos por várias vezes. Com isso, também várias versões e interpretações. Tudo o que ouvi me chamou a atenção e me inspirou. Fui anotando, escrevendo, e fazendo o acabamento literário. Quando me dei conta estava com uma história riquíssima em mãos. Então, pedi permissão para publicar esta linda história de luta e superação. Tenho certeza que o leitor vai se identificar com vários aspectos, e perceber que há um herói dentro de cada um de nós, pois vivemos odisseias diárias. Há também uma personagem da história, Andrea Mazza Terra, que foi responsável por uma grande transformação significativa na existência do protagonista, e o fez enxergar a vida com olhos de sonhador. Ela mudou todo o rumo da história”.

ENCONTROS e desencontros marcam a história ambientada em Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul. Conforme a autora, na trama “vida se abre numa coleção de segredos, sentimentos e lembranças”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções