Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

FEIRA DO LIVRO : Nesta quarta às 19h, mineiro Thiago Perdigão autografa “Antologia Poética”

13 novembro
08:49 2019

Thiago Perdigão aNTOLOGIAPor Carlos Cogoy

Literatura, música e filosofia, têm movido a curiosidade e criatividade do jovem mineiro Thiago Perdigão. Natural de Belo Horizonte, veio para Pelotas cursar o bacharelado em composição musical. Durante a formação, compôs peças vocais e músicas para instrumentos solo, bem como composições para grande orquestra. Apresentou-se como pianista e percussionista, e também foi experienciando as atividades como regente e maestro. Em dezembro, conforme menciona, estará à frente da estreia da Orquestra Camerística de Pelotas. Como autor literário, nesta quarta um momento especial. Às 19h à Praça Cel. Pedro Osório, Thiago Perdigão autografará seu quinto livro. “Antologia Poética” é publicação da editora Multifoco.

ANTOLOGIA – Thiago menciona que já tem quase trinta livros prontos, sendo dois romances ainda inéditos. Ele explica sobre o novo livro: “A Antologia Poética contém três obras diversas do autor, as quais, juntas, totalizam mais de 130 poemas: ‘Instintos distintos’, obra escrita em 2011; ‘Intemperanças diamantinas’, de 2012; e ‘Culminâncias’, terminada em 2013. Os poemas abordam assuntos distintos, desde meditações mais abstratas e de cunho filosófico, até observações e anedotas sobre a vida cotidiana, além de oscilarem em termos de forma, contendo desde Haicais e outros poemas curtos, que dialogam com o aforismo, até formas mais longas”.

Thiago idealizou a Orquestra Camerística de Pelotas

Thiago idealizou a Orquestra Camerística de Pelotas

LITERATURA – Na infância, diz o autor, já criava livros com desenhos e textos sobre o corpo humano, arqueologia e biologia. O incentivo, lembra Thiago, começou na família, que lia em voz alta para ele ainda pequeno. Aos dezoito passou a escrever, tanto em prosa quanto poesia, e também aforismos e ensaios filosóficos. Aos 24 anos, Thiago lançou o primeiro livro, romance “Heitor”, que aborda solidão, amor, vida e morte, e foi publicado pela editora Lexia. Após, lançou poemas no volume “Diálogos Neurais”. A seguir, publicou o poema narrativo “Édipo às avessas”. Em 2017, lançou “Dramas teatrais”, que reúne “Hamlet no Espelho” e “Luísa”.

MÚSICA – Desde os nove anos, Thiago está ligado à música. Como primeiros instrumentos, violão e bateria. Na Pró-music em  Belo Horizonte, aprofundou-se no estudo de contrabaixo e piano. Aos dezoito no Conservatório Lobo de Mesquita em Diamantina, piano erudito e violoncelo. “Compus e realizei músicas para várias formações, desde peças para instrumentos solo até para grupos de câmara maiores, assim como música vocal, para um ou mais cantores, todas com poemas e textos próprios”, diz. Como maestro, apresentou-se em Pelotas, Santa Maria e Porto Alegre. Ano passado, sua composição “Aphorisms” foi selecionada no concurso “Panorama da UFRJ”, teve interpretação do Trio Porã no Rio de Janeiro, e apresentação no Festival Villa Lobos. Em Pelotas, leciona piano, percussão e teoria musical, no Centro Musical O Batuta – rua Félix da Cunha 515.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções