Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

FEIRAS DE UVA : Programação já está definida. Veja as datas e os locais das feiras

FEIRAS DE UVA  : Programação já está definida. Veja as datas e os locais das feiras
14 janeiro
09:06 2019

As feiras fixas e itinerantes para comercialização de uva diretamente do produtor ao consumidor já têm datas e locais definidos. A oferta da fruta em diversos pontos da cidade será entre os dias 26 de janeiro e 10 de fevereiro. A abertura oficial da colheita está confirmada para o dia 3 de fevereiro, na propriedade de Rafael Boher, colônia São Manoel – 8º distrito.

A 9ª edição da abertura oficial da colheita da uva está sob organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Universidade Federal (UFPel) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Pelotas produz as variedades Niágara e Isabel de mesa, e a Bordô, para sucos, vinhos e derivados.

“Este ano contabiliza o aumento de 15% da produção de uvas em relação a 2018. A safra será de 1600 toneladas”, comenta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Feiras

A uva comercializada nas feiras será oferecida em embalagens padronizadas de um quilo e de 2,5 quilos. A zona rural de Pelotas conta com 102 produtores. Destes, 36 são especializados e desenvolvem o cultivo com técnicas e assistência. São eles os principais responsáveis pelo abastecimento do mercado.

“As feiras foram criadas para facilitar a comercialização direta do produtor ao consumidor, com objetivo no aumento do consumo por todas as camadas da população”, enfatiza o secretário.

Para o produtor, comercializar a fruta diretamente com o consumidor possibilita maiores ganhos do que nas vendas a quem a adquire nas propriedades para revenda.

Além das feiras em pontos fixos, o sistema itinerante, já implementado com sucesso nas safras de morango e pêssego, será em ônibus da SDR, adaptado para comercialização, que percorrerá diversos bairros da cidade.

Datas das feiras

As feiras para comercialização de uva terão dois pontos fixos: Mercado Central e Laranjal. O horário de funcionamento será das 10h às 17h. No Mercado, do dia 26 de janeiro a 9 de fevereiro, o atendimento será diário, à exceção de domingos. No Laranjal, os dias previstos são sábado (26), domingo (27), sábado (2/2), sábado (9) e domingo (10).

As feiras itinerantes atenderão os bairros nas seguintes datas:

  • Três Vendas – Terra Nova – segundas-feiras (28 de janeiro e 4 de fevereiro)
  • Fragata – Guabiroba – terças-feiras (dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro)
  • Fragata – avenida Duque de Caxias – quartas-feiras (dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro)
  • Três Vendas – Lindoia – quintas-feiras (dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro)
  • BIG – sextas-feiras (dias 1º de fevereiro e 8 de fevereiro)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções