Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

FENADOCE 2019 : A história do patrimônio local inspirada nos trajes da corte

FENADOCE 2019 : A história do patrimônio local inspirada nos trajes da corte
19 junho
09:00 2019

A riqueza do patrimônio cultural de Pelotas é a grande inspiração para os trajes da corte da Fenadoce 2019, que acontece até este domingo. Os vestidos foram desenhados e bordados pela Designer de Moda Roberta Peleteiro Nunes e a confecção e modelagem dos vestidos foram feitas pela costureira Clarita Redü. Durante a feira, eles poderão ser vistos na rainha Kaiana Spiering e nas princesas Carolina Ávila e Kathlen Iandra Silva Prestes.

Este ano tema da feira é “Patrimônio Nosso”, para valorizar o Conjunto Histórico de Pelotas, que teve o registro realizado em 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial. Pelotas e região celebra a tradição doceira como a sua grande marca. Passam pela feira anualmente mais de 250 mil pessoas e em 2018 foram vendidos 1,4 milhão de doces.

Roberta conta que o trabalho iniciou ainda em setembro de 2018, quando se dedicou exclusivamente à pesquisa da inspiração para os trajes da Fenadoce 2019. “Foram dois meses de muito trabalho na parte de execução dos vestidos, onde trabalhei com bordados em pedrarias”, afirma ela, que tem uma relação especial com os bordados desde sempre na carreira. Clarita, com mais de 20 anos de experiência em alta costura, explica que tirar os vestidos do desenho e moldá-los no corpo das soberanas é um grande desafio e que essa etapa de modelagem e confecção dos trajes é carregada da alegria de unir os fios que marcam uma parte da história de Pelotas.

DESIGNER de Moda Roberta Peleteiro Nunes com a Corte da Fenadoce

DESIGNER de Moda Roberta Peleteiro Nunes com a Corte da Fenadoce

A estilista destaca que os tons terrosos foram os escolhidos para os trajes desse ano, ressaltando o requinte e fazendo referência ao estilo barroco, que está presente de forma marcante nos prédios históricos de Pelotas. E ainda salienta que não poderia ter deixado de priorizar o conforto das soberanas. Pensando justamente nisso, ela utilizou tecidos como veludo, cetim bonin com caimento encorpado, organza cristal para os detalhes de pregas e laços, cetim com elastano e renda soutache em tom manteiga.

Essa não é a primeira vez que as profissionais recebem tamanha responsabilidade na Fenadoce e manifestam comprometimento e gratidão por fazerem parte da história da Fenadoce e da cidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções