Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Fernando Ávila Trio em Pelotas

Fernando Ávila Trio em Pelotas
29 julho
08:57 2019

Na sexta-feira (02.08), o acordeonista, compositor e arranjador Fernando Ávila, juntamente com Jamille Padoin no violino e Rafael Veiga no violão, apresentam o concerto A Lua de Santiago, na Biblioteca Pública Pelotense.

O projeto foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação do Ano e a apresentação é composta por repertório autoral. Os músicos realizam também explanações sobre as características e particularidades das peças e dos instrumentos.

O concerto inicia às 20h com entrada franca e ingresso por meio da doação de um livro diretamente na Biblioteca Pública Pelotense (Praça Cel Pedro Osório, 103).

A iniciativa é do projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, que promove itinerâncias no interior gaúcho, e tem apoio do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) e da Biblioteca Pública Pelotense.

Depois de Pelotas, o trio segue para Bagé, no sábado (03.08), para apresentação no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) com entrada gratuita.

Um pouco mais sobre os músicos:

Fernando Ávila trioFernando Ávila – é também professor de acordeon e coordenador artístico do Encontro Nacional de Acordeon Presto-Sesc. Participou de workshops e masterclasses ministrados pelos acordeonistas Denis Patkovic (Alemanha), Renzo Ruggieri (Itália), Richard Galliano (França) e Chico Chagas (Brasil). Integrou os grupos Quinteto Persch e Arte Gaúcha; e foi solista na Orquestra de Câmara da Unisc (Santa Cruz do Sul). No ano passado, realizou concertos nas cidades francesas de Issirac e Saint-André-de-Roquepertuis, além de concertos em Rotterdam (Holanda) ao lado dos músicos ucranianos Sergey Neverov e Natalia Kostenko, com duas obras interpretadas pela Scala Accordion Orchestra.

Jamille Padoin – atua como Spalla da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e violinista da Orquestra de Câmara da Unisc (Santa Cruz do Sul). Participou de Master Classes de violino com os professores: Marcello Guerchfeld, Elisa Fukuda e Juliano Buosi (Brasil), Nicolas Favero (Argentina), Katie Wolfe e Edmund Sprunger (EUA). Integrou também concertos com a Orquestra Jovem de Santa Maria, Orquestra do SESI/Santa Rosa e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

Rafael Veiga – estuda música na UFSM (Santa Maria) e desde criança participou em grupos de danças, CTGs, festivais nativistas nas categorias piá, entre outros. Circulou pelos gêneros do samba, pop, rock e MPB e há dez anos retomou a música nativista, acompanhando diversos expoentes da música gaúcha.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções