Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Fiação subterrânea: prefeito consegue avanços com a CEEE

12 junho
14:38 2014

Em reunião ocorrida na última quarta-feira (11/06/2014) na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) de Porto Alegre, com o presidente do Grupo, Gerson Carrion de Oliveira, e o assistente executivo de direção, Marco Adiles Moreira Garcia, o prefeito Eduardo Leite obteve importantes avanços nas tratativas sobre o projeto de fiação subterrânea no Centro Histórico de Pelotas.

O prefeito com o presidente do Grupo, Gerson Carrion de Oliveira, e o assistente executivo de direção, Marco Adiles Moreira Garcia

O prefeito com o presidente do Grupo, Gerson Carrion de Oliveira, e o assistente executivo de direção, Marco Adiles Moreira Garcia

Após ouvir as ponderações do chefe do Executivo pelotense sobre a contribuição que o projeto pode trazer para alavancar o Turismo no Município, Carrion concordou com a possibilidade de viabilizá-lo, desde que as diretrizes para sua implantação sejam traçadas em conjunto por equipe técnica da CEEE e da empresa que vencer a licitação para a elaboração do projeto.

Ainda que o projeto seja financiado por recursos federais em contrapartida do Município, a manutenção será feita pela CEEE. “Como a manutenção da fiação subterrânea é quatro vezes mais cara que a fiação aérea, os técnicos da CEEE deverão sentar junto com os da empresa vencedora e dar especificações sobre o material, a fim de diminuir o impacto do serviço da CEEE no futuro”, explicou o assessor Paulo Morales, que acompanhou o prefeito na reunião.

O acerto foi semelhante no caso do projeto do bairro Quartier, na zona norte de Pelotas. Presente na reunião, Cláudio Teitelbaum, sócio e diretor do escritório de engenhariaJoal Teitelbaum, se comprometeu a elaborar as diretrizes do projeto de fiação subterrânea do Quartier em conformidade com as exigências técnicas da CEEE para que o projeto seja viabilizado.

Subestação 5 – Ainda no encontro, Carrion informou Eduardo que o processo licitatório para a construção da Subestação 5, de Pelotas, está em conclusão e nos próximos dias deve ser conhecida a empresa que executará a obra que ampliará o abastecimento de energia elétrica no Município.

O prefeito de Pelotas aproveitou a reunião com o presidente do grupo CEEE para levar também demandas de empresários pelotenses, entre elas, reivindicações do Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas (Sindapel). Eduardo participou do encontro da categoria, na semana passada, oportunidade em que os arrozeiros mostraram preocupação com relação à capacidade de fornecimento de energia no Município e região. Eles queriam saber se Pelotas será beneficiada com a energia eólica que está sendo implantada em Santa Vitória do Palmar. Carrion confirmou a expectativa, afirmando que Pelotas passará do “ponto final” para o “centro” da rede de distribuição, o que deve reduzir problemas futuros. Os arrozeiros também pedem um reajuste tarifário específico para as indústrias que se dedicam ao beneficiamento de arroz.

Sobre o PAC Cidades Históricas – Em agosto de 2013 Pelotas foi contemplada pelo PAC Cidades Históricas com R$ 32 milhões, para a execução de seis projetos, sendo cerca de R$ 10 milhões destinados à requalificação do Centro Histórico, que inclui a fiação subterrânea no entorno da Praça Coronel Pedro Osório e do Mercado Central. A licitação para a definição da empresa que fará a elaboração do projeto está a cargo da Secult.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções