Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Fifa não pune autor da lesão de Neymar

08 julho
09:39 2014

Juan Camilo Zúñiga não será punido pela joelhada nas costas de Neymar, causando a lesão que tirou o jogador do Brasil da Copa do Mundo. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pelo Comitê Disciplinar da Fifa. A alegação é de não poder intervir, já que o incidente não passou despercebido pelo árbitro do jogo, o espanhol Carlos Velasco.

“Depois da análise da questão e da ampla documentação recebida da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o presidente chegou à conclusão que o Comitê Disciplinar da Fifa não pode considerar essa questão à luz das condições delineadas no Comitê Disciplinar da Fifa para que o Comitê Disciplinar possa intervir em uma situação desse tipo”, informou a entidade mundial do futebol.

A decisão da Fifa se baseia no fato de Velasco ter notado a entrada de Zúñiga em Neymar e por não ter advertido o jogador colombiano com cartão amarelo ou vermelho. “É importante notar que as condições sob as quais o Comitê Disciplinar da Fifa pode intervir em qualquer incidente devem ser consideradas independentemente das consequências desse incidente, como a lamentável lesão sofrida por um jogador”, afirmou a Fifa por meio do comunicado.

Zúñiga acerta joelhada em Neymar e segue impune pela Fifa

Zúñiga acerta joelhada em Neymar e segue impune pela Fifa

RECURSO – A CBF ficou contrariada com a decisão da Fifa de não aplicar punição em Zúniga e de manter a suspensão por cartão amarelo ao zagueiro Thiago Silva. A posição foi defendida pelo diretor jurídico da entidade brasileira Carlos Eugênio Lopes. “A gente respeita a decisão, mas estranha. Como não punir o jogador? A Fifa está dizendo, então, que ele pode sair por aí dando joelhada em qualquer um”, afirmou.

De acordo com Lopes, a CBF vai recorrer da decisão e traçou uma relação com a punição rigorosa aplicada ao atacante uruguaio Luiz Suárez, que pegou nove jogos de suspensão em partidas oficiais do Uruguai, além de ficar por quatro meses impedido de jogar por qualquer clube. O Suárez tomou toda aquela punição, por que não usaram o mesmo critério?”, questionou. Luis Suárez mordeu o ombro do italiano Chiellini em jogo da primeira fase do Mundial.

A entrada faltosa de Zúñiga em Neymar causou a fratura na terceira vértebra da região lombar do craque brasileiro. Quanto a punição de Thiago Silva, que levou o segundo cartão amarelo na partida diante da Colômbia, a Fifa não encontrou amparo legal para cancelar a advertência do zagueiro do Brasil.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções