Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

FISCALIZAÇÃO : Lacradas bombas de dois postos de combustíveis

04 abril
08:45 2014

Operação está sendo realizada em Pelotas pelo INMETRO em conjunto com a Polícia Civil e com Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis. Dois postos tiveram as bombas lacradas e um notificado por irregularidades.

OPERAÇÃO continua hoje nos demais postos escolhidos

OPERAÇÃO continua hoje nos demais postos escolhidos

Prossegue hoje a operação conjunta entre o Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis, Polícia Civil – através da Delegacia de Polícia Regional e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) de fiscalização nos postos de combustíveis, para avaliar a qualidade dos combustíveis, bem como a existência ou não de irregularidades. Segundo cadastro da ANP (Agência Nacional de Petróleo), 79 postos estão em atividade na cidade. Foram lacradas as bombas de combustíveis em dois estabelecimentos e um terceiro foi notificado. Não foi liberado o nome e a localização dos postos que apresentaram irregularidades, até que haja ampla defesa de seus proprietários.

Segundo informou Raul Sperafico, coordenador do Comitê, a escolha dos postos fiscalizados se deu de forma aleatória e também através de denúncias. Em dezembro do ano passado uma ação semelhante foi realizada nos postos, sendo encontradas irregularidades em alguns. Nestes locais foi realizada nova vistoria. A operação tem por objetivo avaliar a qualidade dos combustíveis, bem como a existência ou não de crimes contra o consumidor, crime ambiental, ou contra a ordem tributária ou econômica.

Dois postos que tiveram as bombas lacradas foi devido a vazamento interno e um deles foi notificado por permitir iniciar um abastecimento sem zerar o anterior. Problemas comuns nestas ações são: a não comprovação da procedência dos combustíveis, adulteração, ausência de alvará dos Bombeiros ou de licenciamento ambiental e uso incorreto do CNPJ.

Para a delegada Regional Carla Kuhn, o mais importante desta ação é garantir o direito do consumidor, mas se for constatado crime será registrada a ocorrência e instaurado um inquérito policial. Denúncias de irregularidades podem ser feitas para a Delegacia Regional, através do telefone 3222.6445 ou para o email:[email protected] .

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções