Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Frente Parlamentar da Assembleia realiza audiência

26 junho
17:39 2015

Pelotas será a segunda cidade gaúcha a receber a audiência pública da Frente Parlamentar de Apoio, Fiscalização e Divulgação dos Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres, presidida pela deputada estadual Any Ortiz (PPS).

DEPUTADA Any Ortiz

DEPUTADA Any Ortiz

“Estamos percorrendo o estado para conhecer a realidade das mulheres. Queremos conscientizar a população e gestores públicos que não basta apenas a criação de políticas inclusivas. Precisamos divulgar e fiscalizar estas ações que garantem os direitos de todas as gaúchas”, declarou a parlamentar. O encontro em Pelotas acontece hoje, às 14h na Câmara de Vereadores. O encontro é aberto ao público.

No início do mês de junho, Tramandaí no Litoral Norte reuniu moradores e autoridades para debater os temas propostos pelo encontro. A Frente Parlamentar trata de temas como autonomia econômica e mercado de trabalho, educação para igualdade e cidadania, saúde, direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento da violência e discriminação, presença em espaços de poder e decisão, além do esporte. “Nossa missão aqui é colocar o Rio Grande do Sul no protagonismo dentro dessa discussão”, disse Any Ortiz.

Estudos da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul revelam que as mulheres recebem 75% do valor que um homem recebe para executar a mesma função e, proporcionalmente ao número de habitantes, Rio Grande do Sul é o estado que tem mais mulheres com emprego fixo.  A primeira audiência aconteceu no dia 15 de abril e reuniu dezenas de pessoas e representantes de instituições do Rio Grande do Sul na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Carla Spech, prefeita de Salvador do Sul (PPS) disse que a violência contra a mulher também é uma realidade nos pequenos municípios. “Quando nossa rede de atenção e proteção as mulheres começou a funcionar conseguimos ter noção de que a violência também ronda nossas casas”, afirmou.

 

Comentários ()

Seções