Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Fronteira Brasil-Uruguai : Projeto da Faurb-UFPel propõe construção de VLT ligando Rio Branco à Jaguarão

13 março
15:53 2017

A equipe de extensão do Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb/UFPel) apresenta projetos, dia 15, nas cidades de Jaguarão e Rio Branco, em atividade de extensão que integra o Brasil e o Uruguai. Estarão presentes os prefeitos e secretários dos dois municípios, com suas equipes técnicas.

Os projetos tratam do sistema de informações geográficas integrado para as cidades de fronteira Brasil-Uruguai e de planos para a preservação ambiental, crescimento urbano, habitação de interesse social, mobilidade urbana e uso do solo, com trabalhos que integram ensino, pesquisa, extensão e administração.

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligaria Rio Branco à Jaguarão

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligaria Rio Branco à Jaguarão

No ensino os alunos da disciplina de graduação de Planejamento Urbano estarão mostrando vídeos que apresentam alternativas para as duas cidades nos próximos 80 anos, destacando os direitos urbanos, a expansão urbana com preservação ambiental, a valorização do pedestre, da bicicleta e de novos modos de transporte coletivo internacional, parques e agricultura urbana.

Na pesquisa estão sendo desenvolvidos novos métodos de análise espacial e de mapeamento interativo, que permitem verificar a influência de uma cidade sobre a outra, o que está feito também para Chui-Chuy e para Santana do Livramento e Rivera. Trabalham graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo conjuntamente.

Essas atividades estão integradas em três projetos de extensão realizados na FAUrb: Planejamento Urbano em Jaguarão, Planejamento Urbano nas Cidades de Fronteira Brasil-Uruguai e Preservação do Patrimônio Cultural Edificado na Fronteira Brasil-Uruguai.

Para o diretor da FAUrb, professor Maurício Polidori, essas atividades que integram ensino, pesquisa e extensão na fronteira Brasil-Uruguai fortalecem a região e a UFPel, aproximando a Universidade de seus compromissos com a natureza e com a sociedade. Os trabalhos seguirão durante 2017, com outras reuniões e oficinas internacionais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções