Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

FUTURE-SE : Plebiscito decidirá adesão da UFPel

FUTURE-SE : Plebiscito decidirá adesão da UFPel
08 agosto
08:46 2019

Em reunião realizada ontem, o Conselho Universitário (CONSUN) aprovou a proposta trazida pela administração da UFPel de que a adesão ou não ao Programa FUTURE-SE, proposto pelo Ministério da Educação, seja definida por meio de um plebiscito com toda a comunidade universitária.

Para o reitor da Universidade, Pedro Curi Hallal, trata-se de uma decisão histórica. “Plebiscito é a expressão máxima da democracia, somente possível em situações de alta intensidade democrática. Felizmente, a maioria dos conselheiros e conselheiras teve coragem de dizer ‘sim’ a democracia e ‘não’ ao conservadorismo. Plebiscitos não devem ser feitos para impor a vontade de alguns, mas sim para garantir o respeito a decisão democrática da comunidade”, afirmou.

O CONSUN aprovou também, por unanimidade, um cronograma de debates sobre o FUTURE-SE, os quais deverão ocorrer até o meio de outubro. Nas próximas semanas, os detalhes do plebiscito, incluindo sua data provável, serão definidos pelo Conselho Universitário. A administração da UFPel já manifestou que proporá o plebiscito entre os meses de outubro e novembro, com votação universal entre todos os integrantes da comunidade acadêmica.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções