Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Gabinete de Gestão Integrada planeja ações para segurança

23 março
08:36 2017

Prefeita liderou a reunião com órgãos que atuam na área no Município

A prefeita Paula Mascarenhas liderou ontem a primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que integra a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Órgãos da segurança que atuam em Pelotas discutiram estratégias para articular ações e reverter os índices de criminalidade.

Entre os avanços feitos está a parceria firmada entre a SSP e instituições de ensino para utilização das câmeras de monitoramento já instaladas nos arredores dos campi. Nos próximos 30 dias, devem ser integradas ao Centro Integrado de Videomonitoramento (Ciom) da Guarda Municipal 50 novas câmeras cujas imagens foram disponibilizadas para auxiliar a segurança pública.

“Acredito no potencial do GGI-M e no que podemos fazer ao integrar ações. Queremos colaborar com quem trabalha com isso e sabemos que o papel da prefeitura é também de trabalhar para prevenir, criando oportunidades”, afirmou Paula.

DISCUSSÃO de estratégias para reverter índices de criminalidade Foto de Gustavo Vara/Especial-DM

DISCUSSÃO de estratégias para reverter índices de criminalidade
Foto de Gustavo Vara/Especial-DM

Na reunião foram discutidos o Fundo Municipal de Segurança (FMS), um aporte de R$ 100 mil que deve funcionar como um recurso emergencial para questões operacionais das instituições de segurança pública de Pelotas, além de operações em conjunto para fiscalizar irregularidades, articulação entre os órgãos para aumentar a eficiência da resposta à população e possíveis parcerias com empresas de segurança privada.

“Precisamos nos fortalecer ao integrar ações e parcerias ao trabalho da SSP e também dos órgãos estaduais e federais”, lembrou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira. A partir de agora, o GGI-M fará reuniões periódicas para dar continuidade aos projetos.

Estiveram representados na ocasião a Secretaria de Transporte e Trânsito, Delegacia Regional da Polícia Civil, Procuradoria-Geral do Município, 4ª Batalhão de Polícia Militar, 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, Corpo de Bombeiros, Comando Regional do Instituto Geral de Perícias, Conselho Tutelar e OAB Pelotas.

Comentários ()

Seções