Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Geriatra desmitifica perigo e lembra da importância da vacina da gripe para os idosos

Geriatra desmitifica perigo e lembra da importância da vacina da gripe para os idosos
23 março
16:45 2018

Campanha de vacinação inicia no dia 16 de abril

A campanha de vacinação ainda não começou no Rio Grande do Sul, mas o tema é assunto entre muitos idosos, que ficam receosos de tomar a vacina da gripe. A médica geriatra do Asilo Padre Cacique, Carine Bolognesi explica que existe um mito circulando de que a vacina pode deixar algumas pessoas doentes. Segundo ela, existe uma falsa polêmica neste assunto, pois a imunização não contém vírus ativos que possam deixar alguém gripado.

– Este é um assunto comum no consultório. Muitos idosos deixam esta proteção de lado por medo de uma reação à partir da vacina, o que é um mito. A vacina da gripe é segura e não causa nenhuma doença. O que acontece é que ela demora de duas a três semanas para iniciar a imunização. Neste período, algumas pessoas ficam gripadas e acabam colocando a culpa na vacina. Por isso, a indicação é que os idosos procurem um posto de vacinação logo no início da campanha, para que a imunização seja atingida o quanto antes – salienta.

Os idosos do Asilo Padre Cacique serão imunizados quando a campanha iniciar neste ano, no dia 16 de abril. Entre os principais benefícios da vacina, segundo a geriatra, está uma melhor expectativa de vida das pessoas mais velhas.

– A vacina é importante para qualquer idade, mas para os idosos é ainda mais essencial. Nesta fase da vida, as pessoas têm alterações fisiológicas que fazem com que a resposta imunológica fique menor. Assim, ficam mais suscetíveis para infecções e complicações geradas por estas infecções. A vacina ajuda na diminuição dos problemas causados por doenças crônicas em pacientes gripados, além de ajudar no aumento da expectativa de vida deste paciente. Em muitos casos de internação devido à gripe, o idoso volta pra casa mais debilitado e isso pode ser evitado com a imunização – ressalta.

Sobre as reações possíveis após a vacina, Carine Bolognesi afirma que pode acontecer com qualquer paciente. As reações são brandas e não devem passar de um mal-estar ou uma febre baixa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções