Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Gestão Ambiental resgata serpente no km 323 da BR-116/RS

17 setembro
19:27 2013

SerpenteA Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras de duplicação da BR-116/RS resgatou, na última quinta-feira, 12 de setembro, uma serpente que estava nas proximidades do km 323, no município de Barra do Ribeiro. O animal, da espécie conhecida como jararaca-do-banhado ou capitão-do-campo (Mastigodryas bifossatus), foi encontrado pela equipe na faixa de domínio da rodovia, em área que corresponde ao lote 01 do empreendimento e que já recebe atividades de supressão da vegetação e decapagem. O especialista em herpetofauna (répteis e anfíbios) da Gestão Ambiental, Gustavo Wallwitz, capturou a cobra e a realocou em terreno úmido localizado na margem oposta da estrada.

Segundo o biólogo, a mudança de estação favorece encontros mais frequentes com estas espécies. Isso porque os répteis são ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea. O clima quente é propício à adaptação, reprodução e desenvolvimento. No caso da jararaca-do-banhado, vale ressaltar que trata-se de um animal que não possui peçonha, pode atingir 2, 7 metros de comprimento, tem coloração marrom e dourada e manchas esparsas. Alimenta-se de rãs, lagartos e vertebrados em geral.

Previsto como meta do Programa de Supressão Vegetal, o resgate de fauna é uma das ações que fazem parte dos cuidados implementados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no empreendimento. O objetivo é capturar e realocar os animais que não tiverem condições de escapar por recursos próprios (animais feridos, debilitados, filhotes ou de lenta locomoção) devido à perda de hábitat decorrente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções