Diário da Manhã

terça, 25 de junho de 2019

Notícias

GM recua retirando a pauta de reestruturação e mantém o acordo coletivo firmado com trabalhadores

GM recua retirando a pauta de reestruturação e mantém o acordo coletivo firmado com trabalhadores
01 fevereiro
13:56 2019

Vitória histórica garante manutenção de direitos dos trabalhadores da GM em Gravataí como pagamento do PPR e manutenção de salários

A manhã de sexta-feira (01/02) foi marcada por mais uma manifestação e o resultado foi vitorioso aos trabalhadores da unidade localizada em Gravataí, que vinham nos últimos dias sofrendo com o temor de perda de direitos e até desemprego.

- Resistimos bravamente e, hoje, tivemos uma conquista histórica mostrando que precisamos lutar para que sejam garantidos nossos direitos – afirmou o diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari.

O caso teve início quando a General Motors acenou que poderia deixar investimentos na planta gaúcha, caso não houvesse uma melhoria financeira nos resultados. No último sábado, a GM apresentou uma lista de 21 mudanças que impactariam em redução de piso salarial, parcelamento de férias, terceirizações e implantação de trabalho intermitente, entre outros. As alterações foram rejeitadas em assembleia promovida pelo Sinmgra na última segunda-feira, realizada no portão da fábrica.

Após a realização de vídeo conferências os líderes sindicais receberam da direção da montadora a garantia de que não colocariam em prática as 21 medidas anunciadas. Durante a manhã os sindicalistas cobraram a formalização do ato, que veio por volta das 9h desta sexta-feira, sendo anunciado aos trabalhadores que comemoraram o resultado. No caminhão de som foi feita leitura do documento, que mantém o que foi acordado ainda em 2017 pelo período de dois anos. O acordo inclui o pagamento em abril da participação nos resultados e o reajuste que repõe a inflação. Os funcionários fizeram uma caminhada até a montadora, que fica dentro do complexo com as sistemistas. Depois disso, foi retomada a atividade de produção que estava paralisada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções