Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

GOLPE DO CARTÃO : Polícia Civil prende homem em flagrante

GOLPE DO CARTÃO :  Polícia Civil prende  homem em flagrante
09 outubro
09:14 2020

A 1ª DP sob o comando do delegado Gustavo Pereira, prendeu o golpista

Uma prática que já é conhecida da Polícia, e tem sido divulgada à comunidade, continua fazendo vítimas. Trata-se do “Golpe do Cartão Clonado”, geralmente aplicado em vítimas idosas. Nesta semana, porém, a 1ª Delegacia de Polícia, sob o comando do delegado Gustavo Pereira, conseguiu flagrar um golpista, que se deslocou de São Paulo para fazer vítimas na cidade. Com o homem, os policiais civis encontraram a quantia de R$3 mil, quatro máquinas de cartão, nove cartões das vítimas, e também um aparelho Smartphone.

FLAGRANTE – Para persuadir a vítima, o golpista é bem falante, e apresenta-se em traje social. No entanto, antes do encontro com a vítima, a primeira abordagem acontece através de ligação telefônica. O criminoso liga para o telefone fixo, identifica-se como funcionário de agência bancária, e comunica que houve clonagem do cartão. Daí a vítima é informada que receberá a visita de um funcionário, para que seja efetuada uma troca. Sem desconfiar do funcionário, que se apresenta com identificações falsas, a vítima entrega o cartão e, muitas vezes, revela a senha. As máquinas são outro recurso, para tentar captar informações e recursos da vítima. Na quarta-feira, no entanto, o golpista estava tentando enganar uma idosa, quando um vizinho, policial civil, desconfiou do diálogo, e ficou atento ao que acontecia. O golpista saiu do local, num veículo de serviço de aplicativo, e foi seguido a distância. Num posto de combustível, à avenida Bento Gonçalves, ele foi até o caixa eletrônico. Quando estava tentando efetuar saques, com os cartões das vítimas, foi abordado e preso.

FURTO mediante fraude, é o crime no qual foi indiciado o homem. A pena pode ir de dois até oito anos. O alerta à população, é para que não aceite a presença de alguém que se apresente como funcionário de banco. O atendimento não é realizado a domicílio. Além disso, jamais compartilhe a senha.

MOTOS com chassi raspado e placas adulteradas, foram apreendidas pela Polícia Civil. A ação da delegacia de Canguçu, sob o comando do delegado César Nogueira, ocorreu no interior do município, e também em São Lourenço do Sul. As motocicletas, de acordo com a investigação, seriam utilizadas para o cometimento de crimes patrimoniais na região do 5° Distrito de Canguçu.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções