Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Governador Eduardo participa da abertura oficial da Fenadoce

14 junho
09:09 2019

A Cidade do Doce, coração da Feira Nacional do Doce, foi o palco da cerimônia de abertura oficial da Fenadoce 2019, nesta quinta-feira (13). Com a presença do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, o pelotense Eduardo Leite, e demais lideranças regionais, estaduais e federais, a solenidade marcou a 27ª edição da Fenadoce, em Pelotas/RS, a cidade de cultura, história e da tradição doceira.

O governador Eduardo Leite relembrou sua trajetória nos poderes legislativo e executivo de Pelotas, e apontou as diversas mudanças que trouxe para o estado em seus cinco meses de governo. Ele ressaltou ainda a felicidade de estar de volta à Pelotas após três meses de trabalho intenso: “Vemos a beleza da Fenadoce, mas sabemos que para chegar até aqui é preciso muito trabalho e esforço. Sem dúvida a realização da feira é inspiração para enfrentar com coragem os desafios que se apresentam”, disse Leite.

Paula Mascarenhas, Prefeita Municipal de Pelotas, parabenizou os responsáveis pela realização da Fenadoce, e falou sobre a importância de, hoje, o município ser o berço do governador eleito. “A Fenadoce é um grande retrato, uma grande vitrine dos nossos talentos. Nosso patrimônio é reconhecido nacionalmente devido aos homens e mulheres que criaram e acreditaram em tudo isso”, afirmou.

O Gestor da CDL Pelotas, Enio Ferreira, foi o responsável por anunciar a abertura oficial da Fenadoce 2019. Em sua fala, o gestor ressaltou os mais de 3500 empregos gerados direta e indiretamente pela feira, além do desenvolvimento cultural, turístico e econômico para a cidade. “Tem sido um ato de ousadia e coragem realizar a Fenadoce. Requer planejamento, determinação, organização e trabalho coletivo. A CDL Pelotas agradece de forma especial a todos que escrevem conosco a história da Fenadoce”, completou.

Já o Deputado Federal, Daniel Trzeciak, representante do município na Câmara dos Deputados, destacou a emoção por fazer parte da abertura oficial da Fenadoce como representante do parlamento brasileiro em sua terra natal. “Aqui nestes pavilhões durante dez anos eu tive a oportunidade de fazer reportagens e mostrar a Fenadoce para o Rio Grande do Sul e Brasil”, complementou.

O Deputado Estadual Luís Augusto Lara, Presidente da Assembleia Legislativa, falou sobre a relevância da solenidade para a cidade de Pelotas. Lara questionou ainda sobre o legado que se deve deixar para as gerações futuras: “Vivemos hoje um momento histórico, pois temos chefes de estado oriundos desta região. Temos e iremos deixar um legado para Pelotas e a região Sul do estado”, encerrou.

Por fim, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares, lembrou as primeiras edições da Fenadoce, quando o evento era itinerante, e do trabalho que ele realizou junto ao poder público em prol da feira. Quero agradecer a todos que fazem essa feira acontecer. CDL, doceiras, limpeza, segurança, empresários, que são incansáveis. Também o poder público, a UFPel, todos os pelotenses, e aqueles que adotaram a cidade, e se dedicam para fazer essa festa que é nosso cartão de visitas”, finalizou.

Após a cerimônia, autoridades, imprensa e convidados provaram os tradicionais doces pelotenses servidos na Fábrica do Doce; caminharam pelos corredores; visitaram a Feira de Agricultura Familiar e assistiram uma apresentação especial de esquetes teatrais no Espaço Arte do Doce.

A Fenadoce 2019 é uma realização da CDL Pelotas, tem patrocínio Banrisul; Sicredi; Gelei e Osirnet; Apoio da Biscoitos Zezé; Ecosul e Farmácia São João e apoio institucional da Universidade Federal de Pelotas, Câmara Municipal de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas. A Fenadoce Cultural tem financiamento Pró-Cultura RS LIC Governo do Estado do RS, com patrocínio de Osirnet e Biscoitos Zezé e Farmácia São João.

 

Eduardo Leite esteve na Fenadoce

Eduardo Leite esteve na Fenadoce

Eduardo Leite participa de solenidades na Fenadoce 2019

Ao chegar nos pavilhões do Centro de Eventos da Fenadoce 2019, o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou de uma série de lançamentos realizados na tarde de quinta-feira (13), acompanhado da Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e demais autoridades.

O lançamento da obra do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas – SANEP, na rua Gomes Carneiro, realizado no estande da autarquia foi a primeira atividade da tarde. Trata-se da instalação de mil metros de tubulação, um investimento que demanda cerca de R$ 1 milhão de reais, com objetivo de corrigir problemas crônicos de alagamentos na região. Participaram do lançamento, além do governador, a Prefeita de Pelotas, Paula Marcarenhas, o Deputado Federal, Daniel Trzeciak, o Presidente do SANEP Alexandre Garcia, e demais autoridades.

Na sequência, Leite e demais autoridades seguiram para o Lançamento do empreendimento Ibis Styles Hotels e Rede Accor, no estande da Prefeitura Municipal. O Ibis Styles Hotels será o primeiro hotel com conceito internacional da cidade: “Nosso objetivo é lançar Pelotas para o Brasil e para fora do Brasil”, disse Antônio Rosa, Diretor Sócio-proprietário da WWA Participações, responsável pelo empreendimento.

Logo após, o Reitor da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pedro Hallal, recepcionou a comitiva no estande da instituição para prestigiar a assinatura do acordo de cooperação técnico-científica que vai possibilitar o restauro das obras do Museu Histórico Farroupilha, de Piratini/RS. A união entre a instituição e o museu tem como objetivo aproximar o curso de Museologia, que irá realizar o restauro das peças expostas no local.

Comentários ()

Seções