Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Governador pede apoio da Força Nacional de Segurança

Governador pede apoio da Força Nacional de Segurança
26 agosto
09:36 2016

Efetivo será usado para guarda externa de presídios

Sartori reuniu-se ainda na madrugada com o comando da Segurança Pública no Palácio Piratini - Foto: Luiz Chaves

Sartori reuniu-se ainda na madrugada com o comando da Segurança Pública no Palácio Piratini – Foto: Luiz Chaves

O governador José Ivo Sartori reúne-se na manhã desta sexta-feira (26) , em Brasília, com o presidente interino Michel Temer e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para solicitar apoio a ações de segurança pública no Rio Grande do Sul. A principal reivindicação é a presença da Força Nacional de Segurança para exercer a guarda externa de presídios.

Serão solicitados também recursos para investimentos no sistema prisional e na aquisição de equipamentos e viaturas policiais. O encontro foi acertado depois de contato de Sartori com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Em virtude da viagem a Brasília, o governador reuniu-se ainda na madrugada desta sexta-feira com o comando da Segurança Pública e secretários de Estado. Comunicou à equipe a decisão de pedir apoio à Força Nacional e determinou que fossem intensificadas ações de segurança na Região Metropolitana de Porto Alegre.

SECRETÁRIO PEDE EXONERAÇÃO

O governo do Estado informou que o Dr. Wantuir Jacini pediu exoneração do cargo de Secretário da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. O governador José Ivo Sartori constituiu um Gabinete de Crise, que será coordenado pelo vice-governador José Paulo Cairoli. Enquanto não for nomeado o novo secretário, esse Gabinete responderá pela área.

Em nota, a equipe do governo do Estado se solidarizou com os familiares das vítimas da criminalidade, especialmente de Cristine Fonseca Fagundes, assassinada violentamente nesta quinta-feira. “A situação entristece a todos nós. As forças de Segurança estão mobilizadas para prender os autores do crime e continuar apurando os fatos”.

O governador convocou todo o comando da Segurança Pública para uma reunião nesta sexta-feira (26), no Palácio Piratini, para tratar de novas providências e ações na área. Depois da reunião, o governador fará uma manifestação à população e a equipe da Segurança atenderá à imprensa.

“O governador agradece ao secretário Jacini pelos serviços prestados, por quem nutre alto apreço pessoal por suas virtudes profissionais e morais”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções