Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

GOVERNO DO ESTADO : Sartori anuncia mais dez nomes para o secretariado

16 dezembro
09:37 2014

O governador eleito José Ivo Sartori anunciou na tarde de ontem, durante entrevista coletiva na sede da Procergs, na Zona Sul de Porto Alegre, dez novos nomes que integrarão a futura administração estadual. Com os anúncios já são 13 os nomes confirmados.

Os primeiros secretários foram divulgados no dia 4 de dezembro: Giovani Feltes (Fazenda), Márcio Biolchi (Casa Civil) e Carlos Búrigo (Secretaria Geral de Governo). Veja quem são os novos titulares.

Segundo Sartori, o novo governo deverá contar com no máximo 21 secretarias. Ainda não há data para novos anúncios.

Suplente Catarina Paladini garante permanência na Assembleia com a indicação do deputado Mike Breier (PSB) para a secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (p. 3 Política)

Suplente Catarina Paladini garante permanência na Assembleia com a indicação do deputado Mike Breier (PSB) para a secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Conheça o perfil dos Secretários Estaduais

OS JÁ CONHECIDOS

Casa Civil – Márcio Biolchi (PMDB) – Natural de Carazinho, 35 anos, foi eleito para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições com 119.190 votos. Foi vereador por dois mandatos em sua cidade natal, cumpre a terceira legislatura na Assembleia Legislativa e foi secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) de 2008 a 2010.

Fazenda – Giovani Feltes (PMDB) – Com trajetória política de 30 anos, aos 57 cumpre o terceiro mandato na Assembleia Legislativa, tendo forte atuação a favor do setor coureiro-calçadista. Foi vereador de Campo Bom por três mandatos e três vezes prefeito. Também presidiu o PMDB gaúcho de 1996 a 1997.

Secretaria Geral de Governo – Carlos Búrigo (PMDB) – Natural de São José dos Ausentes, foi prefeito do município de 1997 a 2004. É formado em Ciências Contábeis pela Unisinos, e tem 50 anos. Em 2004 recebeu o convite de José Ivo Sartori para se transferir para Caxias do Sul, onde foi secretário da Fazenda de 2005 a 2008 e de Gestão e Finanças de 2009 até 2012.

OS NOVOS NOMES

Educação – Vieira da Cunha (PDT) – Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ufrgs e procurador de Justiça do Estado, 54 anos, entrou na política através do movimento estudantil. Foi vereador de Porto Alegre por dois mandatos, deputado estadual por três, e atualmente completa o segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2014 concorreu a governador pelo Rio Grande do Sul, ocupando a quarta colocação, com 263.062 votos.

Minas e Energia – Lucas Redecker (PSDB) – Aos 33 anos foi reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa com 90.561 votos, tendo sido o 2º parlamentar com maior votação para o cargo de deputado estadual em 2014, ficando atrás apenas de Manuela D´Ávila. Ingressou na política por influência do pai, o ex-deputado federal Júlio Redecker (falecido no voo da TAM em 2007). Também foi presidente da Juventude do PSDB.

Trabalho e Desenvolvimento Social – Miki Breier (PSB) – Natural de Cachoeirinha, tem 60 anos e atualmente exerce o 2º mandato na Assembleia Legislativa. No Parlamento teve 18 leis aprovadas com destaque para a área de cidadania. É professor da rede estadual e metre em Filosofia. Em Gravataí foi vereador, vice-prefeito e secretário municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social e Secretário-Geral de Governo. Em Cachoeirinha foi vereador e secretário de Educação.

Obras, Saneamento e Habitação – Gerson Burmann (PDT) – Engenheiro civil e natural de Ijuí. Aos 52 anos foi eleito para o quarto mandato como deputado estadual com 46 mil votos. É o atual líder do PDT na Assembleia Legislativa e presidente a Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade. Foi, por dois anos, vice-prefeito de Ijuí.

Agricultura e Pecuária – Ernani Polo (PP) – Agricultor formado em Direito pela Ulbra e técnico em Contabilidade, 40 anos, é natural de Ijuí, porém estabelecido em Santo Augusto. No município foi vereador e presidente da Câmara. Em 2010 concorreu a deputado estadual, quando obteve 37.767 votos. Em 2011 assumiu cadeira da Assembleia Legislativa, cargo que exerce atualmente. Entre os destaques de sua atuação está a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Ana Pellini  – Natural de Caxias do Sul, é integrante do quadro de carreira do Estado, e graduada em Ciências
Contábeis pela Ufrgs, onde é professora. Também é mestre em Administração
Pública. Foi diretora geral do Tribunal de Contas do Estado, diretora geral e substituta da Secretaria de Segurança Pública e presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). – Nova secretária Geral de Governo

Transportes e Mobilidade Urbana – Pedro Westphalen (PP) – Natural de Cruz Alta, 64 anos, foi eleito para o 4º mandato na Assembleia Legislativa. Foi presidente da Casa em 2013, tendo em sua gestão tornado acessíveis os dados funcionais e financeiros dos servidores no Portal Transparência. Também foi Secretário Estadual de Ciência em Tecnologia em 2007. É médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia e pós-graduação em Administração Hospitalar.

Saúde – João Gabbardo – Médico, 59 anos, foi secretário Nacional de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, Secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde de 2003 a março de 2006, quando assumiu à titularidade da pasta. No governo Simon, sob o comando de Antenor Ferrari, foi responsável pela implantação do SUS no Estado. Atua como superintendente do Hospital Instituto de Cardiologia do Distrito Federal desde 2010.

Segurança – Wantuir Jacini  – Natural de São Gabriel, é formado em Direito pelas Faculdades Católicas de Mato Grosso, pós-graduado em Curso Superior de Guerra Política pelo colégio Fu Hsing Kang da República da China (1990), e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nacional de Brasília – UnB (2000). Atualmente é secretário estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul

Justiça e Direitos Humanos – Cesar Faccioli – Nascido em Porto Alegre, é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e possui Especialização em Direito Civil e em Direitos Humanos. Ingressou no Ministério Público em 1989, tendo atuado nas Promotorias de Justiça de Tucunduva, Palmares do Sul e Uruguaiana. Em Porto Alegre, atuou por mais de 10 anos na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público.

 

Comentários ()

Seções