Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Governo estuda liberar FGTS para pagar dívidas

15 dezembro
09:43 2016

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou ontem que o governo estuda flexibilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo o uso de parte dos recursos para o pagamento de dívidas.

Segundo Meirelles, a questão será definida hoje, antes do anúncio previsto de medidas de estímulo à economia.

MINISTRO Henrique Meirelles confirma interesse governamental

MINISTRO Henrique Meirelles confirma interesse governamental

“Estamos estudando, sim, a questão do FGTS, se é realmente justificável e quais os impactos econômicos de se permitir que o trabalhador use uma parcela para pagar dívidas de alto custo. Toda essa relação de medidas será discutida e decidida com o presidente da República. A mesma coisa em relação à regularização de débitos tributários”, declarou, referindo-se à possibilidade de novo Refis, programa que facilita o pagamento de dívidas das empresas com o Fisco.

Para o ministro, a aprovação em segundo turno da PEC do Teto de Gastos pelo Senado demonstrou que a agenda de reforma econômica continua forte apesar da crise política. A PEC vincula os gastos públicos à inflação do ano anterior por um período de 20 anos.

Meirelles também demonstrou confiança na aprovação da reforma da Previdência, enviada pelo governo ao Congresso este mês. Na avaliação dele, debater os termos propostos pelo governo é “legítimo”. A reforma formatada pelo Planalto prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e um tempo mínimo de contribuição de 25 anos.

Comentários ()

Seções