Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

GOVERNO FEDERAL : Onyx vai para o lugar de Terra

GOVERNO FEDERAL :  Onyx vai para o lugar de Terra
13 fevereiro
08:31 2020

A quarta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília, teve dança das cadeiras em ritmo gaúcho no ministério do governo federal.

Um ministro gaúcho foi transferido para o lugar de outro ministro gaúcho, que acabou deixando o governo. Ou seja, Osmar Terra deixa o Ministério da Cidadania para Onyx Lorenzoni, que a passa a bola da Casa Civil para o general Walter Souza Braga Neto. Os dois primeiros são gaúchos.

LORENZONI deixa a Casa Civil para ocupar Cidadania, que era de Osmar

LORENZONI deixa a Casa Civil para ocupar Cidadania, que era de Osmar

A decisão do presidente Jair Bolsonaro foi comunicada durante almoço com o atual titular da pasta da Cidadania, Osmar Terra, que deixará o governo. Para a Casa Civil, o chefe de Estado vai nomear o general Walter Souza Braga Netto, segundo informações do jornal “O Estado de S. Paulo”. O militar de 62 anos é o atual chefe do Estado-Maior do Exército e foi o interventor na área de segurança pública do Rio de Janeiro durante dez meses em 2018.

A decisão acontece após polêmicas envolvendo o nome de Onyx nas últimas semanas. Bolsonaro demitiu dois dos principais auxiliares do ministro em sua ausência, entre eles Vicente Santini, que utilizou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em voo exclusivo para a Suíça, onde ocorreu o Fórum Econômico Mundial, e a Índia, onde o presidente participava de visita oficial. Além disso, o transferiu para o Ministério da Economia o PPI (Programa de Parcerias e Investimentos), uma das principais vitrines da Casa Civil.

Terra, por sua vez, vinha se desentendendo com a equipe econômica do governo. A escalada se deu recentemente com o Bolsa Família, programa que tem registrado filas de espera de beneficiários. Mais cedo, nesta quarta, Onyx havia refutado a possibilidade de comandar o Ministério da Cidadania.

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções