Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

GRANDE HOTEL : Imagem do apogeu e da decadência do turismo

GRANDE HOTEL : Imagem do apogeu e da decadência do turismo
27 março
09:44 2015

No salão do Grande Hotel, com a luz do sol da tarde entrando pelos vitrais do teto e com muita nostalgia.

Assim foi nossa conversa com o Sidnei Pereira Pintado, tesoureiro do Sindicato dos Empregados de Turismo e Hospitalidade de Pelotas. Em 1959, ainda adolescente, o Sidnei começou a trabalhar no Grande Hotel como porteiro, ascensorista e no que mais conseguisse ajudar. Saiu do famoso e luxuoso (em outros tempos) hotel pelotense em 2002, ou seja, conheceu o auge e a decadência do turismo na nossa cultural Princesa do Sul. Hoje, como tesoureiro do Sindicato, tem que lidar com a crise do momento e com cinco a sete rescisões diárias, ou seja, estão demitindo “sem dó nem piedade”.

NESTAS escadas já subiu Getúlio Vargas rumo ao quarto 127

NESTAS escadas já subiu Getúlio Vargas rumo ao quarto 127

O turismo pelotense está em decadência, faltam investimentos e faltam programas do governo para fomentar esta indústria, o que surpreende mais ainda por Pelotas ser uma cidade tão rica culturalmente. Os trabalhadores do setor estão na maioria das vezes desamparados, hoje o Sindicato conta com apenas 70 sindicalizados na Cidade. Existem também dificuldades nas negociações com os sindicatos e federações patronais, que são pulverizados e muitas vezes sediados em Porto Alegre.

“Só espero estar vivo para ver o Grande Hotel restaurado”, observa o  Sidnei. O hotel levou quatro anos para ser levantado, de 1924 a 1928 e, neste mesmo ano, teve sua luxuosa inauguração. O pomposo prédio de estilo eclético foi tombado pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No interior do prédio, o  Sidnei não fez a mínima questão de esconder a nostalgia. Foram muitos anos, amigos, políticos, atrizes do teatro de revista e noites passadas em seu quarto, no último andar e logo abaixo da caixa d’água, a olhar o movimento da Pça. Cel. Pedro Osório.

Sindicalista Sidnei Pereira Pintado, tesoureiro do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Pelotas, recorda dos tempos em que trabalhou no Grande Hotel. Hoje, ele está preocupado com o crescimento do desemprego no setor Foto: Alisson Assumpção/DM

Sindicalista Sidnei Pereira Pintado, tesoureiro do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Pelotas, recorda dos tempos em que trabalhou no Grande Hotel. Hoje, ele está preocupado com o crescimento do desemprego no setor
Foto: Alisson Assumpção/DM

O Sidnei Pereira Pintado conhece todos os quartos do hotel, onde morava esse e onde morava aquele, onde se hospedou aquele e onde se hospedou esse. O quarto 127, por exemplo, era o preferido de Leonel Brizola que, segundo o Sidnei, era muito simpático. Em 2012 a Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou a doação do prédio do Grande Hotel à UFPel. Atualmente, o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria está sediado no prédio com o projeto de instalar ali um hotel escola. Espera-se que em abril, mesmo em meio à crise, seja liberado o recurso de oito milhões de reais para se dar prosseguimento à reforma. Quem sabe então assim, o Sidnei ainda possa ver o seu querido hotel funcionando.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções